Testimony Ministry LogoChristian Testimony MinistryCTM
  • Home
  • Speakers
  • Venues
  • Topics
  • Scripture
  • Fellowship Finder
THAT THE WORD OF THE LORD MAY RUN AND BE GLORIFIED
About CTMContact CTMPrivacy PolicyRelated Ministries
    The Book of Ruth #3 © 2026 Christian Testimony Ministry
    0:00
    The Book of Ruth #3
    The Book of Ruth #3
    Austin-Sparks, T.

    A Fé como Caminho para a Plenitude Divina

    Não posso esperar situar todos vocês em toda a mensagem desta conferência, nem em qualquer parte do que foi tratado anteriormente.

    Terei de procurar tornar a mensagem desta noite tão completa em si mesma quanto possível. Voltamos mais uma vez ao livro de Rute, que ocupou nossa atenção durante todo este dia.

    Agora reuniremos tudo naquela sublime declaração de Rute — uma das coisas mais belas de toda a Bíblia.

    A Declaração de Fé de Rute

    Em Rute 1:16-18:

    Não me instes para que te deixe,
    E me afaste de ti;
    Porque, aonde quer que tu fores, irei eu;
    E onde quer que pousares, ali pousarei eu;
    O teu povo é o meu povo,
    O teu Deus é o meu Deus;
    Onde quer que morreres, morrerei eu,
    E ali serei sepultada;
    Faça-me assim o Senhor, e outro tanto,
    Se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.

    Vendo ela, pois, que de todo estava resolvida a ir com ela, deixou de lhe falar.

    A fé: o caminho para a plenitude final.

    Ah, essa declaração de Rute — uma extraordinária decisão de fé.

    Vejam o capítulo 2 de Rute. Boaz respondeu e lhe disse:

    Bem se me contou quanto fizeste à tua sogra, depois da morte de teu marido;
    E deixaste a teu pai e a tua mãe, e a terra onde nasceste,
    E vieste para um povo que dantes não conheceste.

    Um grande passo de fé; uma renúncia completa.

    O Passo de Fé

    Talvez vocês não pensem que havia muito a que renunciar. Sabem, Rute estava deixando um lugar onde só havia decepção e privação.

    Mas, quando vocês consideram sua situação e aquilo para o qual ela estava indo — algo inteiramente desconhecido para ela, sem saber como as coisas se desenrolariam —, creio que verão o quadro por outro ângulo.

    Ao menos ela estava em casa, em seu próprio país, onde era conhecida e reconhecida, e tinha seu lugar. Tinha pai, mãe e um lar.

    Ela estava indo para um país estrangeiro. Ia com uma sogra viúva, profundamente entristecida, cuja vida era uma grande tragédia e que estava sob uma enorme nuvem de decepção — não apenas com a própria vida, mas com o próprio Senhor.

    Ela disse:

    O Senhor testificou contra mim;
    E o Todo-Poderoso me tem afligido.

    Um verdadeiro desânimo e uma verdadeira perplexidade espiritual.

    E Rute certamente sabia disso. Certamente sabia da interdição que pesava sobre Moabe em relação a Israel: a maldição que havia sido pronunciada — de que o amonita e o moabita não entrariam na congregação do Senhor para sempre.

    Ela certamente sabia disso e sabia também que era muito duvidoso que fosse recebida na terra de Israel, que fosse acolhida. Na verdade, poderia acontecer exatamente o contrário: ser vista com suspeita, ser excluída.

    E, como vocês sabem, Boaz teve de dar instruções especiais aos seus moços e às suas moças para que não a tratassem mal, não a molestassem, e repetidas vezes teve de lhes dizer que demonstrassem alguma bondade para com ela.

    Ali estava aquela mulher, sob uma sombra, no meio deles, e ela certamente tinha alguma ideia do que isso significaria. O futuro era inteiramente desconhecido, muito incerto. Seu coração bem poderia ter desfalecido ao pensar nisso.

    Mas havia algo ali — algo de Deus que bastava:

    O teu Deus é o meu Deus.

    Evidentemente, apesar de toda a aflição de Noemi, suas noras haviam aprendido algo sobre o Deus dela que fez Rute sentir que, de qualquer maneira, de qualquer maneira, era melhor estar onde esse Deus era reconhecido e honrado do que permanecer em Moabe.

    Havia em seu coração alguma fé no Deus de Noemi e no Deus de Israel. Era suficiente para fazê-la, por um lado, deixar o lugar de segurança, deixar o lar; e Boaz reconheceu que isso significava algo para Rute:

    Bem se me contou quanto fizeste.

    E, por outro lado, ela aceitou tudo o que pudesse vir, sem realmente saber o que aconteceria. Era um passo de fé, uma renúncia pela fé, sem qualquer certeza de que tudo acabaria bem ou de que, por fim, surgiriam perspectivas favoráveis.

    Essa foi a primeira prova no caminho para essa plenitude maior.

    A Fé Motivada pelo Próprio Senhor

    Ah, de quantos atrativos precisamos. De quantas promessas e garantias precisamos para nos pormos a caminho. Quanto é preciso apresentar diante dos olhos das pessoas a respeito das bênçãos que receberão se seguirem o Senhor — aquilo que lhes será concedido.

    Somos tão calculistas em nossa resposta, não somos? Precisamos de tantas recompensas para nos convencer. Receio que o apelo do evangelho tenha sido rebaixado àquilo que você receberá se tornar-se cristão.

    A fé verdadeira — a fé genuína — que o Senhor deseja encontrar é muito difícil de encontrar. E não nos surpreendemos, não é mesmo, de que a limitação entre na vida?

    Estamos falando da fé, o caminho para a plenitude. Muitas vezes, não posso deixar de sentir que a limitação espiritual, a pequenez da vida espiritual, o conhecimento limitado do Senhor e o conhecimento limitado de tudo aquilo a que realmente somos chamados em Cristo — essa limitação se deve a isto: estamos sempre pensando em como isso nos afetará, para o bem ou para o mal; no que receberemos.

    Até mesmo os discípulos que estavam com o Senhor diziam:

    Senhor, deixamos tudo por amor de Ti;
    Que teremos, pois?

    Que teremos? E isso se torna, tantas vezes, uma motivação: o que teremos? O que vamos ganhar, ou o que vamos perder?

    E não é de admirar que a vida espiritual seja tão pobre.

    Se ao menos tivéssemos um pouco desse tipo de fé que Rute tinha — ciente de que provavelmente isso lhe traria opróbrio, de que nem tudo seria fácil, de que teria dificuldades pela frente —, ainda assim, ainda assim:

    O teu Deus é o meu Deus.

    Por amor a Deus, e não por amor a nós mesmos: essa é a motivação que terá valor diante do Senhor — por amor ao Senhor.

    E, se for assim, por amor ao Senhor — não apenas no começo, mas em nossa continuidade, porque esse caminho nos leva a pagar um alto preço —, faremos mais progresso. Chegaremos mais depressa à plenitude do propósito divino. É a motivação da fé, vejam, que faz toda a diferença.

    Mas, se estivermos sempre pensando em nós mesmos nesta vida e em como isso nos afetará, não poderemos ir muito longe. O Senhor não fica acenando com prêmios diante de nós para nos comprar ou atrair. Ele diz com toda a franqueza:

    Se alguém quiser vir após Mim, renuncie-se a si mesmo,
    E tome sobre si a sua cruz,
    E siga-Me.

    Vocês precisam enxergar além de tudo isso e dizer: “Bem, é melhor ter o Senhor do que ter tudo o mais e não ter o Senhor, seja o que for. E é melhor ter o Senhor com privação, adversidade, provação, exclusão e perseguição do que estar livre dessas coisas e, ao mesmo tempo, estar sem o Senhor”.

    Um passo de fé; uma renúncia pela fé.

    A Firmeza e o Caráter Definitivo da Fé

    Depois, a firmeza e o caráter definitivo da fé.

    Gosto desse versículo 18:

    Vendo Noemi, pois, que de todo estava resolvida a ir com ela, deixou de lhe falar.

    Não adianta discutir com essa pessoa. Não adianta conversar com ela sobre isso. Ela já se decidiu, e o assunto está encerrado. Inteiramente decidida — resoluta.

    É como se ela dissesse: “Não adianta. Você não vai me fazer desistir com suas palavras. Não vai me fazer desistir com seus argumentos. Não vai me persuadir a desistir. Eu já me decidi”.

    E Noemi percebeu isso e deixou de lhe falar. A firmeza, o caráter definitivo da decisão de fé.

    Vejam a fé dessa maneira, e o Senhor poderá fazer qualquer coisa. E o que o Senhor fez! Veremos isso novamente daqui a pouco.

    Uma fé assim abre o caminho para o Senhor fazer coisas maravilhosas e nos conduzir depressa, depressa, à Sua plenitude maior.

    Não somos lentos porque somos indecisos? Nosso progresso não fica detido porque há tão pouco desse espírito de decisão definitiva em nossa escolha?

    Ainda hesitando, coxeando entre dois pensamentos; ainda sem muita certeza de como será até o fim, de se realmente prosseguiremos. Por isso os anos passam e, depois de muito tempo, estamos espiritualmente quase na mesma posição em que estávamos.

    É uma palavra muito simples, mas, queridos amigos, é uma boa palavra com a qual encerrar a conferência. Para termos tudo aquilo que o Senhor deseja e para o qual nos chamou, precisamos ser realmente tocados e despertados nessa questão, a ponto de dizer com Rute:

    Não me instes para que te deixe,
    E me afaste de ti;
    Porque, aonde quer que tu fores, irei eu;
    E onde quer que pousares, ali pousarei eu;
    O teu povo é o meu povo,
    O teu Deus é o meu Deus;
    Onde quer que morreres, morrerei eu,
    E ali serei sepultada;
    Faça-me assim o Senhor, e outro tanto,
    Se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.

    E, quando ela viu que Rute estava inteiramente decidida — havia ali uma firme resolução. Então, repito, não nos surpreendemos com o desfecho.

    O Caráter Abrangente da Fé

    Rute 1:16-17, que acabamos de citar novamente, é uma declaração muito abrangente e inclusiva, não é? Ela cobre todo o terreno — toda contingência possível, todos os aspectos.

    Tudo é considerado numa visão completa e, depois, expresso aqui dessa forma concentrada. Ela disse, em outras palavras: “Levei tudo em conta, todos os aspectos dessa questão”.

    “Vejo que isso pode me levar a enfrentar muita coisa, e pode ser uma experiência muito difícil e prolongada; mas será até a morte, se necessário, e durante todo o tempo entre agora e então. Levo isso em conta.”

    É uma declaração de fé que abrange tudo.

    E, por ser assim, esse era o tipo de fé — uma fé que se aventura, uma fé que renuncia, uma fé resoluta, inclusiva e abrangente — que abriu a porta à graça de Deus de maneira tão maravilhosa.

    A Graça Remove Todos os Impedimentos

    A graça de Deus — ah, que história da graça de Deus é essa.

    Apontamos, mais cedo hoje, os impedimentos que pesavam sobre Rute. Quantos impedimentos aquela querida alma tinha. Ela carregava o impedimento, o estigma, transmitido por seu antepassado — o estigma do incesto.

    E havia ainda o impedimento da maldição, a interdição: “Um moabita não pode entrar na congregação do Senhor para sempre”. Contudo, ela estava indo para o meio da congregação do Senhor, diante daquela terrível interdição e daquele impedimento.

    Ela era moabita, com tudo o que isso significava. Contudo, a fé abriu o caminho para que a graça de Deus removesse todos os impedimentos.

    Acho isso maravilhoso. Vamos lançar uma luz sobre esse assunto a partir do Novo Testamento.

    No capítulo 11 de Levítico, são mencionadas listas inteiras de animais imundos que os israelitas não deveriam comer. Era-lhes proibido comer todos esses animais imundos.

    Sem dúvida, havia nisso algum elemento sanitário ou higiênico, um aspecto relacionado à saúde; mas havia também outro significado.

    Esses animais imundos eram símbolos das nações pagãs e gentias com as quais Israel não deveria ter comunhão, contato, relacionamento nem casamentos. Todos os que estavam fora de Israel eram considerados imundos, e os judeus os conheciam como tais.

    Quando chegamos ao Novo Testamento, o apóstolo Pedro teve uma visão certo dia. Em sua visão, viu o céu aberto e um lençol descendo, preso pelas quatro pontas, cheio desses mesmos animais mencionados no capítulo 11 de Levítico — toda espécie de animais imundos.

    Ele era judeu e sabia o que aquilo significava. E uma voz disse:

    Levanta-te, Pedro; mata e come.

    Pedro disse:

    De modo nenhum, Senhor;
    Porque nunca entrou em minha boca coisa alguma comum e imunda.

    E isso aconteceu três vezes. O lençol foi recolhido ao céu.

    Então havia homens à porta. “Sim, o que vocês desejam?” “Cornélio, lá em Cesareia, nos enviou para pedir que venha à casa dele. Ele é italiano, gentio, e deseja que você lhe fale das coisas de Deus.”

    Ah, Cornélio — uma coisa imunda! Uma coisa imunda! “Estou proibido, estou proibido pelas próprias Escrituras de ter qualquer relação com ele, de fazer esse tipo de coisa.”

    “Não é assim”, disse o Senhor:

    Não faças tu comum ao que Deus purificou.

    E então, depois de ser convencido, Pedro foi. Conhecemos o desfecho. O que havia acontecido? Ah, o Calvário havia acontecido.

    E a maldição havia sido levada pelo Senhor Jesus, o grande Parente-Redentor. A maldição havia sido levada e removida do caminho, e a graça havia aberto a porta para os imundos. O Calvário havia, em princípio, purificado a todos.

    O Calvário é eficaz para a purificação de todos os imundos.

    Um moabita não entrará na congregação enquanto estiver sob maldição. Ah, sim — mas Rute entra na realidade da remoção da maldição.

    A fé abre a porta à graça de Deus. Que grande triunfo! Aqui está Rute para declarar isso com sua própria existência. Ah, a lei dizia: “Não, nunca”; mas a graça diz: “Sim, para sempre”.

    A lei diz: “Uma porta fechada”; a graça diz: “Uma porta aberta”. A graça de Deus na redenção, e a fé que se apropria da graça de Deus, abrem a porta e removem todos os impedimentos.

    Que mensagem! Que mensagem! Vocês se queixam dos impedimentos? Bem, a graça de Deus pode remover todos os seus impedimentos, se vocês crerem nisso.

    A fé, portanto, abre a porta à graça, e a graça remove toda interdição e diz:

    Cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé.

    E:

    Cheguemos, pois, com confiança ao trono da graça.

    A Providência Divina e as Bênçãos da Fé

    Então a porta se abre. Rute entrou, e as bênçãos começaram — as bênçãos começaram a fluir.

    Falamos de tudo isso nesta manhã: primeiro, a bênção imediata; como a soberania começou a operar em sua vida; providências maravilhosas.

    Havia aquele “por acaso” do qual falamos. Aconteceu que Rute foi parar na parte do campo que pertencia a Boaz. Num movimento aparentemente casual ou acidental, sem saber o que estava fazendo, mas Deus sabendo o que Ele estava fazendo, ela chegou àquele campo.

    A soberania divina e a providência divina começaram a operar dessa maneira maravilhosa — com tanta simplicidade, com tanta facilidade, sem qualquer manifestação ostensiva de poder vinda do céu.

    É tão fácil para a providência divina realizar as coisas que, às vezes, isso parece apenas um acaso. Você chega a se perguntar se realmente houve uma intervenção — tamanha é a facilidade. Mas que coisa é entrar nessa facilidade com que Deus age!

    Não vou enumerar as bênçãos imediatas. O próprio livro lhes conta: desde sua chegada ao campo de Boaz, passo a passo, até a união, e além dela.

    A Recompensa Duradoura da Fé

    E isso nos leva à rica recompensa — algo muito além do que foi imediato em sua vida.

    Já apontamos que as últimas palavras desse livro são estas:

    E Obede gerou a Jessé,
    E Jessé gerou a Davi.

    Então vocês dão um salto — um grande salto — para o Evangelho, e encontram Davi e, depois, Jesus.

    Que pessoa extraordinária! Rute, com tudo o que pesava sobre ela — as sombras escuras da interdição e da maldição, e sua ascendência —, tornou-se uma ancestral do Senhor, o Cristo, na linhagem direta de Jesus.

    E tudo o que veio ao mundo! Ah, que coisa imensa veio a este mundo por meio da fé de Rute.

    Que recompensa! Pergunto-me se ela sabe de tudo isso. Gosto de pensar que sim, que ela tem consciência disso. Bem, certamente essa seria uma recompensa, não seria?

    Ela poderia olhar para trás, para aqueles dias de incerteza e temor, mas também de resolução, vendo tudo o que foi realizado, e dizer: “Ah, valeu a pena. Ah, valeu a pena. Eu nunca imaginei que meu pobre e frágil esforço de fé resultaria nisso”.

    Não é possível exagerar nisso. Pensem em tudo o que veio por meio do Senhor Jesus, por meio da encarnação. Não há palavras suficientes para expressar a grandeza disso.

    Começamos com a fé dessa jovem simples e sincera — a fé de Rute —, que se estendeu e operou a partir daquilo até alcançar esse grande objetivo, esse grande objetivo.

    Nunca se sabe. Nunca se sabe o que o Senhor pode fazer, o que fará, o que a eternidade revelará.

    Ela não viveu para ver além de Obede, até onde sabemos. Sua vida talvez tenha terminado durante a vida de seu filho — não quero dizer no momento do nascimento, mas suponho que a vida dele tenha se prolongado além da dela. Ela não viu.

    Talvez veja agora. Ela verá. Vocês e eu talvez não saibamos, em nosso tempo, o que o Senhor pôde fazer e poderá fazer, se tão somente Ele encontrar em nós uma fé como a fé de Rute.

    Essa fé que se aventura, essa fé que renuncia, essa fé que se decide; essa fé que abrange tudo o que está envolvido e não se deixa abalar pelas consequências, mas assume tudo e diz: “Eu irei. Eu irei. Eu irei”.

    A Necessidade do Reinado de Cristo

    Precisamos deixar essa questão com vocês e conosco mesmos. Bem, vou encerrar.

    Mas o povo do Senhor precisa disso. Essa foi a palavra que compartilhamos nesta tarde: mais do que qualquer outra coisa, para seu próprio bem, para sua própria bênção, para sua própria plenitude, para seu próprio triunfo e vitória.

    Mas Israel precisava, mais do que qualquer outra coisa, de um rei. E que rei!

    Todas as tragédias do livro de Juízes, como vimos, aconteceram porque não havia rei em Israel — nenhuma autoridade unificadora.

    O rei veio por meio da fé de Rute. O rei veio por meio da fé de Rute.

    Queridos amigos, se o Senhor Jesus vier a ocupar Seu lugar como Senhor, como Rei, por meio de um caminho custoso, vivo e decidido que tomamos pela fé — sem saber, ao dar esse grande passo abrangente, o que ele significa; sabendo apenas que poderá nos envolver em dificuldades muito reais e grandes —, ainda assim damos esse passo.

    Se o Senhor Jesus vier a ocupar Seu lugar por esse caminho, terá valido a pena?

    Se esses derrotados forem transformados e a vitória chegar, terá valido a pena. Terá valido a pena.

    Se vocês e eu somos chamados hoje — e somos chamados hoje — a levar o Senhor Jesus a ocupar Seu lugar, isso não é fácil. Custa caro.

    É necessária uma fé verdadeira para prosseguir nisso, porque há fatores tão tremendos que se opõem ao Seu reinado, ao Seu senhorio. Mas, se Ele vier a ocupar esse lugar por nosso intermédio, então tudo terá valido a pena e terá sido justificado.

    A Exortação Final à Fé Inabalável

    Por favor, leiam novamente essa grande declaração, e coloquemo-nos ao lado dela.

    Vocês, cristãos, estão prontos nesta noite para dizê-la de uma maneira nova? Há aqui nesta noite alguém que ainda não foi salvo e que esteja pronto para dizê-la? Estão prontos?

    Vamos fazer uma pausa por um último momento e permitir que ela nos desafie? Vamos?

    Diremos:

    Não me instes para que te deixe,
    E me afaste de ti;
    Porque, aonde quer que tu fores, irei eu;
    E onde quer que pousares, ali pousarei eu;
    O teu povo é o meu povo,
    O teu Deus é o meu Deus;
    Onde quer que morreres, morrerei eu,
    E ali serei sepultada;
    Faça-me assim o Senhor, e outro tanto,
    Se outra coisa que não seja a morte me separar de ti.

    Seja o que for que isso signifique, ou possa significar, em nosso relacionamento com o Senhor Jesus, que o Senhor nos dê graça para dizê-lo com sinceridade e encerrar todos os argumentos e todas as discussões.

    Vendo ela, pois, que de todo estava resolvida, deixou de lhe falar.

    Senhor, que Tu tenhas algumas pessoas assim.