Os que estão chegando agora compreenderão que já estamos no decorrer de uma reflexão, e que não é possível, neste momento, retomar todo o caminho que percorremos. Ainda temos muito a considerar hoje, e precisamos prosseguir. Mas, por causa de vocês — e tenho certeza de que os demais que já estavam aqui terão muita paciência —, é necessária uma breve palavra de explicação.
Temos a Bíblia, e, quando a tomamos nas mãos, nossa pergunta é: Do que ela trata? O que tudo isso significa? É apenas uma coleção de história, biografias e assuntos da Igreja, reunidos e encadernados num volume? Ou existe uma única coisa que poderíamos escrever numa página de rosto e que abrangesse tudo o que está na Bíblia?
E existe. Há uma única coisa da qual toda a Bíblia trata, e é com essa única coisa que estamos ocupados neste momento. Só podemos abordá-la por partes e de maneira muito geral, mas espero que com detalhes suficientes para demonstrar que aquilo que afirmamos é, de fato, o tema de toda a Bíblia.
Assim, escreveríamos em nossa página de rosto, abrangendo todo este volume: Este livro contém a revelação de um propósito eterno.
Esse propósito é que Deus desejava ter um universo criado por Ele mesmo, cheio de Sua glória; expressar a Si mesmo em termos de glória por toda uma vasta criação, com o homem no centro. Esse é o tema da Bíblia, e tudo, de uma forma ou de outra, está relacionado a isso.
Tomando isso como chave, lemos e estudamos a Bíblia e descobrimos que podemos organizar seu conteúdo numa determinada ordem.
Em primeiro lugar, somos informados de um estado de glória que existia entre as Pessoas divinas antes que o mundo existisse, antes da criação. Uma dessas Pessoas divinas é conhecida como o Filho de Deus, o Qual, em Suas orações ao Pai, fez referência à glória que tinha com o Pai antes que o mundo existisse.
Então, Ele incluiu naqueles conselhos divinos de glória, antes dos tempos eternos, aqueles que o Pai Lhe havia dado. Pediu que estivessem com Ele onde Ele estava, para contemplarem Sua glória; e então disse:
E Eu dei-lhes a glória que a Mim Me deste.
Sob a iluminação do Espírito, um grande apóstolo falou sobre o mistério da vontade de Deus que havia sido revelado: que nós — a Igreja — fôssemos para o louvor de Sua glória. Assim, lá atrás, na glória, o Pai, o Filho e o Espírito Santo determinaram que houvesse uma criação com o homem no centro, refletindo e expressando a glória de Deus.
Daqueles conselhos procedeu a atividade criadora, e a Divindade pôs-Se a trabalhar para trazer a criação à existência. A primeira fase terminou numa profecia de glória, pois todas as coisas foram consideradas plenamente satisfatórias por Deus. Ele pôde dizer:
É muito bom.
Era uma profecia de glória: que, no fim, tudo correspondesse inteiramente ao pensamento divino e fosse uma criação gloriosa.
Mas esse propósito foi interrompido, como vimos, em duas esferas: no céu e na terra. A glória foi suspensa e mantida em reserva por causa do pecado, por causa da rebelião, por causa da entrada daquilo que jamais poderia ser considerado por Deus “muito bom”, mas que agora era muito mau e, portanto, jamais poderia chegar àquela glória final.
A partir desse ponto, Deus iniciou um caminho pelo qual tudo isso seria remediado, reparado e corrigido, para que Suas intenções originais fossem finalmente realizadas.
A primeira fase e etapa da Bíblia, encontrada nos primeiros cinco livros, apresenta o grande fator fundamental da expiação e remoção do pecado: o altar, que prefigura a cruz de Cristo; o sacrifício; o sacerdócio; toda aquela obra de mediação relacionada ao pecado.
Na verdade, queridos amigos, naqueles livros não estamos lendo tanto sobre Abel, Noé, Abraão e Moisés. Se ao menos percebêssemos, estaríamos lendo sobre Cristo. Deus projetou a sombra de Cristo crucificado através dos séculos.
Em todas essas pessoas do altar, pessoas do sacrifício, pessoas do sangue derramado, pessoas do cordeiro imolado, há a figura e a indicação de Cristo crucificado — o caminho de Deus para lidar com tudo o que entrou neste universo, a fim de recuperar, restaurar e estabelecer a glória.
A primeira seção da Bíblia se ocupa particularmente disso.
A segunda seção — a longa seção, como vimos nesta manhã, do livro de Josué ao pequeno livro de Ester — apresenta outra etapa e fase. Trata-se da necessidade de estabelecer um governo supremo.
Numa esfera de rebelião, anarquia, divisão, desintegração, desordem e pessoas seguindo seus próprios caminhos, a grande necessidade é o estabelecimento de um governo central: tudo unido em torno de um trono.
Assim, essa longa seção traz à vista toda a questão do governo, ou da autoridade. O trono é essencial à glória. Quantas passagens das Escrituras nos vêm à mente quando dizemos isso: um trono de glória, um alto trono glorioso, um trono glorioso estabelecido nas alturas, o trono do Senhor.
Mas preciso deixar esse assunto, porque ele ocupou todo o nosso tempo nesta manhã, e passar rapidamente à próxima parte da Bíblia.
Esta terceira grande seção, que vai de Isaías ao fim de Malaquias, apresenta de maneira específica e enfática aquilo que se chama o ministério e a função do profeta.
Digo assim — “de maneira específica e enfática” — porque esse não é o início da função profética. Ela só aparece aqui dessa maneira tão acentuada e definida porque a situação a exige de modo especial. A situação se desenvolveu a tal ponto que isso, mais do que qualquer outra coisa naquele momento, é o que se faz necessário.
A função profética está em operação desde o princípio. Vejam uma ou duas passagens no Evangelho de Lucas. É bastante interessante que esse pequeno parêntese esteja entre parênteses no primeiro capítulo do Evangelho de Lucas, em Lucas 1:70:
Como falou pela boca dos Seus santos profetas, desde o princípio do mundo.
“Seus santos profetas, desde o princípio do mundo.” É interessante que essa declaração venha novamente do mesmo homem, Lucas, e seja repetida no livro de Atos. Em Atos 3:21, lemos:
O Qual convém que o céu contenha até aos tempos da restauração de tudo, dos quais Deus falou pela boca de todos os Seus santos profetas, desde o princípio.
Portanto, a função profética não pertence exclusivamente ao que chamamos de profetas do Antigo Testamento — isto é, à seção profética. Na verdade, a Bíblia hebraica não relaciona a profecia exclusivamente aos livros que chamamos de livros dos profetas.
A Bíblia hebraica divide os profetas em anteriores e posteriores. Entre os profetas anteriores, inclui Josué, Juízes, Samuel e Reis. Entre os profetas posteriores estão os três profetas maiores e os doze menores. Todos eles compõem a seção profética da Bíblia hebraica.
Isso é apenas uma questão técnica, a propósito; não transmite muita coisa como mensagem espiritual. Mas meu ponto é que essa função profética existe desde o princípio. À medida que avançarmos, vocês verão por quê — sua natureza, seu valor e sua importância.
Em determinado momento, por causa de determinadas condições, isso se manifestou em sua forma mais enfática e definida, de modo que hoje, quando falamos dos profetas, realmente só pensamos naqueles que começam com Isaías e terminam com Malaquias.
Enoque foi chamado de profeta. Abraão foi chamado de profeta. Os patriarcas, de modo geral, eram considerados profetas, além das outras funções que desempenhavam.
O chamado do profeta — a necessidade do profeta — é mais bem compreendido quando reconhecemos a função. Ou devo deixar de falar da função dele e passar a falar da função desse ministério? Pois esse ministério é uma função antes de se concretizar em pessoas.
Porque a função existe, são levantadas as pessoas que a cumprem. Mas temos uma forte tendência a perder de vista a função ao olhar para a pessoa, e deixamos de enxergar o que Deus está fazendo no ministério e na função.
A função do profeta é, antes de tudo, simplesmente falar em nome de Deus: falar em nome de Deus, ser como o próprio Deus falando. A palavra do profeta é:
Assim diz o Senhor.
Talvez a melhor ilustração disso se encontre no caso de Moisés e Arão. O Senhor disse a Moisés que Arão seria seu profeta. Como Ele definiu isso? Foi muito longe — mais longe do que jamais ousaríamos ir. Ele disse:
Tu lhe serás como Deus, e ele será o teu profeta.
Isso define claramente a função do profeta: é Deus falando por meio de um homem. O homem é a voz de Deus para o povo; ou a função é a voz de Deus falando em determinado momento.
Mas essa é apenas a definição abrangente. A função da profecia, ou do profeta, é representar Deus. Eu preferiria desdobrar essa palavra, porque vocês compreenderão seu significado com mais clareza se eu a disser assim: reapresentar Deus.
Apresentar Deus novamente — em Seus pensamentos, Sua mente, Seu coração e Sua vontade; trazer Deus de volta ao lugar que Ele ocupava e que reivindicava; representar Deus e o pensamento de Deus.
O profeta devia expressar em si mesmo o coração de Deus. Vocês não podem ler os profetas enviados a Israel sem perceber como eles próprios expressavam o coração de Deus. Que clamores saem de seus corações para o povo: “Ó Meu povo! Ó Meu povo! Se ao menos quisesses!”
É um clamor do coração que vem por meio desses homens. É o coração de Deus clamando. Vocês podem ouvir o soluço de Deus, o suspiro de Deus, o gemido de Deus, o anseio de Deus, a decepção de Deus e a agonia de Deus derramando-se do coração do profeta. Essa é a função profética.
Não há nada de meramente oficial, eclesiástico ou profissional nisso. Havia muitos profetas profissionais em Israel. Em sua maioria, naqueles dias, estavam prostrados.
Alguns dos verdadeiros profetas os desmascararam, porque profetizavam em busca de lucro e popularidade. Mas o verdadeiro profeta era um homem cujo coração estava em agonia. Vocês não podem ler Jeremias e suas Lamentações sem reconhecer isso. É o coração de Deus pulsando em tristeza e decepção.
Alguns dos profetas expressam o coração de Deus numa vergonha ardente e sem limites. Não vou entrar no conteúdo dessas passagens; vocês podem vê-lo por si mesmos. Mas a questão é que a função profética consistia em fazer sentir o coração de Deus, assim como tornar conhecidos os pensamentos de Deus.
A vontade de Deus se apresentava como uma escolha cuja alternativa tinha as mais graves consequências. Para o profeta, não havia opção nessa questão. A alternativa era terrível demais para ser contemplada. Para eles, era um imperativo que lhes havia sido imposto, e não havia outra saída senão obedecer.
Além disso, essa função consistia em restaurar Deus ao Seu lugar no meio de Seu povo: restaurar Deus ao Seu lugar junto a Seu povo, recuperar para Ele Seu lugar no coração de Seu povo.
Assim, o ministério do profeta era abrangente.
O profeta tinha de lidar com o sacerdócio, porque um sacerdócio decadente e apóstata estava deixando de tratar de toda a questão do pecado e, em vez de removê-lo, estava abrindo caminho para ele.
O profeta tinha de lidar com um sacerdócio decadente e um altar ineficaz: com a prevalência do pecado que o sacerdócio e o altar haviam tornado possível. Assim, a função do profeta era restabelecer a eficácia do altar e do sacrifício, e colocá-los em seu devido lugar.
Aqueles de vocês que conhecem a Bíblia sabem como isso era verdadeiro.
Depois, o profeta tinha de lidar com o rei. Alguns desses homens realmente tiveram de lidar com reis. Pensem em Amós, lá à porta de Samaria, confrontando os governantes e clamando: “Ouvi, todos vós, reis desta terra.” Ele não fazia rodeios.
Os profetas em Judá, Jerusalém, Israel e Samaria estavam tratando de toda essa questão do falso governo — um governo mau que não cumpria a função de manter tudo sob um juízo justo e num equilíbrio justo.
Por causa do colapso do verdadeiro princípio de autoridade, o povo, em vez de estar unido, estava dividido. Em vez de receber os benefícios da administração, passava fome e estava empobrecido. Todo o sentido do verdadeiro governo havia desaparecido.
Os profetas tinham de lidar com o rei, ou com a função da autoridade. Como era abrangente sua tarefa: o sacerdócio, a iniquidade da terra e a rebelião.
O profeta enxergava além das aparências. Nunca olhava apenas para a superfície — a face das coisas —, vendo somente o que as pessoas estavam fazendo, fosse roubo, furto ou toda espécie de outras coisas, e parando por aí.
O que o profeta via era aquilo que estava por trás dessas coisas. Eles viam que isso estava ligado ao próprio diabo, e que tudo isso era, na verdade, resultado de o diabo combater o valor do altar e do sacrifício, zombando deles e trazendo vergonha e desonra ao próprio altar.
É isso que o diabo sempre quer fazer: tornar a cruz de Cristo ineficaz ou ridicularizá-la.
Os profetas enxergavam além disso. Por trás de tudo isso, havia outras inteligências em ação. Por trás do colapso, da ruína e da desintegração da autoridade, eles viam aquilo que chamavam de iniquidade.
Essa palavra, iniquidade, significa rebelião contra Deus. Ela nos leva além daquilo em que se manifesta. Roubar ou cometer imoralidade pode ser iniquidade, mas isso não é o cerne nem a raiz da palavra hebraica. A palavra hebraica para iniquidade significa rebelião — rebelião.
Uma grande e notável ilustração é Saul, o primeiro rei escolhido pelo homem. Quando ele desobedeceu ao Senhor — quando o homem que, ostensivamente e por ofício, ocupava o lugar de autoridade desobedeceu ao Senhor em relação ao altar —, Samuel o confrontou e disse, em 1 Samuel 15:23:
Porque a rebelião é como o pecado de feitiçaria.
Feitiçaria? O que é isso? Isso está relacionado a outro mundo, o dos espíritos malignos. Há algo por trás disso. Isso é iniquidade.
Isso é muito sério. É necessário ir diretamente ao cerne dessa questão para reconhecer a função do profeta: lidar com a iniquidade, que se expressa em rebelião; e lidar com a autoridade que se desviou, manifestando-se em desordem e divisão.
O símbolo do profeta é sempre um homem. O símbolo do sacerdote, como vocês sabem, é o boi. O símbolo do rei é o leão. O símbolo do profeta é um homem.
E o que um homem representa? Em primeiro lugar, o homem representa — ou deveria representar, em distinção de todo o restante da criação — inteligência: inteligência, entendimento e conhecimento; conhecimento com entendimento.
É isso que a palavra inteligência significa de maneira particular, peculiar e única. Deus considera o homem um ser responsável porque ele tem inteligência.
O símbolo do profeta é um homem: um homem que tem inteligência quanto à mente de Deus e ao pensamento de Deus. Ele tem inteligência.
Até onde isso nos leva e amplia a questão, não é mesmo? Deixando de lado todos os títulos — e permitam-me dizer, com toda a ênfase, que ninguém em nosso tempo deve reivindicar ser profeta nesse sentido, nem assumir esse título ou nome —, a função, contudo, continua sendo necessária.
O trabalho ainda é necessário, talvez tanto hoje quanto em qualquer outro tempo. Certamente isso se confirma no seguinte: há uma necessidade premente de um ministério que compreenda os pensamentos de Deus para Seu povo em sua plenitude.
Não podemos evitar isso. Gostem ou não — e sei que muitos não gostarão —, ainda assim não se pode fugir do fato de que, falando de modo bastante geral, o povo de Deus no mundo hoje tem muito pouca compreensão da mente de Deus.
Eles podem compreender certas coisas que estão na mente de Deus, mas, quanto à plenitude do pensamento de Deus para Seu povo, há muito pouca compreensão. Ficamos surpresos e aflitos ao descobrir como é pequena a compreensão dos cristãos, de modo geral.
Não é possível ir além de um campo muito limitado com uma grande massa de cristãos sem levá-los a um ponto em que já não conseguem acompanhar, e então dizem: “Isso tudo está acima da nossa compreensão. É tudo profundo demais.”
Estão apenas dizendo: “Nossa medida não revela capacidade, nem nada além da mais pequena medida.” É triste, mas é verdade. É verdade.
Digo novamente: deixem de lado os títulos e deixem de lado a pessoa. Lembrem-se de que Deus sempre, desde o princípio do mundo, viu a necessidade da função de manter diante de Seu povo a plenitude de Seu pensamento.
Creio que poderíamos dizer — embora isso possa soar como um acréscimo às Escrituras, e não é essa a intenção — que, uma vez que se declara que essa função existe desde o princípio do mundo, ela existirá até o fim do mundo. Nunca chegará um momento em que essa função será dispensada.
Deus sempre desejará uma representação de Sua mente — de Sua mente em plenitude, tanto quanto Ele possa tê-la nesta terra. Essa é a função.
Isso, queridos amigos, estabelece o padrão e a natureza do verdadeiro serviço a Deus. O homem não representa apenas inteligência; representa também serviço. O profeta, de maneira peculiar e particular, traz à vista essa ideia do servo do Senhor.
Leiam Isaías: “O servo do Senhor, o servo do Senhor.” Moisés era conhecido como servo do Senhor, mas Moisés disse, em Deuteronômio 18:15:
O Senhor, teu Deus, te despertará um profeta do meio de ti, de teus irmãos, como eu.
O que Moisés fez no ministério profético? Ele apresentou, de maneira muito rica, o pensamento de Deus para Seu povo. Isso é verdadeiro serviço.
Talvez vocês precisem ajustar suas ideias sobre o que significa ser servo do Senhor à luz disso. O servo — o homem que serve — é aquele que mantém em vista o pensamento de Deus para Seu povo.
Ele pode começar com os não salvos, tornando-lhes conhecido o pensamento de Deus, mas não deve parar aí. Deve prosseguir, fazendo com que os salvos saibam, desde o início, que Deus tem um pensamento muito amplo a respeito deles.
Só pode ser desastroso conduzir as pessoas até esse ponto sem lhes fazer saber que entraram em algo imenso.
Algumas pessoas argumentam que não se deve ir muito fundo com os iniciantes. Bem, eu não sei. Quem se torna o melhor nadador: aquele que aprende a nadar na parte rasa, onde sempre pode apoiar os pés no fundo, ou aquele que é lançado na parte funda desde o início?
Sou firmemente da opinião de que vocês só podem formar cristãos fracos se os mantiverem no raso no início, se não os levarem um pouco além de onde conseguem apoiar os pés e não lhes fizerem exigências.
De qualquer modo, penso que é isso que Deus faz em pouco tempo.
O conhecimento de Sua vontade deve vir em plenitude cada vez maior. Naturalmente, não tudo de uma vez — não é isso que quero dizer —, mas cada vez mais, e cada vez mais.
O homem, símbolo do profeta, representa inteligência, serviço e semelhança. Em Gênesis 1:26, lemos:
Façamos o homem à Nossa imagem, conforme a Nossa semelhança.
A ideia do homem é representar Deus.
Portanto, o profeta era chamado a ser muito mais do que um profissional que dizia coisas. Aquilo que ele tinha de dizer era trabalhado nas próprias fibras de seu ser.
Às vezes, é profundamente deprimente ler sobre o que esses profetas passaram e tiveram de fazer — como sofreram. Isso alcançava os recantos mais íntimos de suas vidas.
Um profeta teve de se casar com uma prostituta, e outro viu sua esposa tornar-se prostituta, a fim de cumprir seu ministério e fazer o povo sentir que Israel era a esposa de Deus, que O havia abandonado, se desviado e se corrompido por meio de uma comunhão ilícita com os deuses dos pagãos.
Era tudo uma questão espiritual, entendem? Mas o homem tinha de passar por algo em sua própria história e vida doméstica para que sentisse o que Deus sentia e, assim, pudesse representar Deus corretamente.
Digo novamente, queridos amigos: o verdadeiro ministério é assim. Não vamos simplesmente pegar nossas Bíblias, estudar assuntos e depois transmiti-los como informações. Se realmente vamos servir a Deus, isso vai passar por nós, e nós vamos passar por isso.
Mais cedo ou mais tarde, isso nos atingirá pessoalmente, e seremos desafiados por isso. O Senhor dirá: “Pois bem, e aquilo que você disse no domingo passado? Aqui está uma excelente oportunidade para praticar isso, para viver à altura disso.”
Digo a vocês: é uma prova difícil — tanto que alguns de nossos pregadores muitas vezes sentem que nunca mais falarão. É drástico demais. Jeremias fez isso.
Ele disse algumas coisas, e então aquilo o atingiu pessoalmente — atingiu-o de maneira intensa e forte —, até que disse: “Nunca mais falarei”, e decidiu retirar-se do ministério. Então disse: “Mas eu não conseguia.” Em Jeremias 20:9:
Mas isso foi no meu coração como fogo ardente, encerrado nos meus ossos.
“Eu simplesmente não conseguia ficar em silêncio. Tinha de ir e fazer aquilo novamente, e me meter em mais dificuldades.” Digo a vocês: essa é a verdadeira natureza do serviço. Não é motivo de riso, embora acabe parecendo assim.
Deus não quer mera profissão. Ele não quer apenas uma casta ou uma classe. Ele quer o homem. O símbolo do profeta é o homem.
Considerando, então, o peso da glória, tudo isso era, para o profeta, uma atuação real e profunda da cruz, por dentro e por fora, não é mesmo?
Em algumas das declarações desses profetas, não se tem plena certeza se o profeta está falando de si mesmo ou de algum outro homem. Ambas as coisas são verdadeiras.
Críticos da Bíblia tomaram os grandes capítulos messiânicos de Isaías e os relacionaram inteiramente à própria agonia de Isaías, recusando-se a aceitar o elemento preditivo que aponta para Cristo. Eles conseguem desenvolver argumentos e defender sua posição, mas, naturalmente, não cremos nisso e sabemos que estão errados.
No entanto, permanece o fato de que havia algo na vida dos profetas que disseram essas coisas que dava cor às suas profecias. Em certo sentido, eles estavam sofrendo dessa maneira.
Tomem aquele grande clamor de Jeremias em Lamentações 1:12:
Não vos comove isto, a todos vós que passais pelo caminho?
Atendei e vede se há dor como a minha dor.
Não é difícil ouvir essas palavras saindo da boca de Cristo na cruz. Certamente seu aspecto profético e preditivo pertence a Ele; contudo, elas brotaram da própria experiência de Jeremias.
A cruz, sim. Isaías conheceu algo da cruz em sua vida. Jeremias também. Ezequiel também. Jonas também, de outra maneira e por outro motivo.
Aqui está Jonas, bem no ventre do peixe. Não é um clamor de agonia? Não está ele passando por algo cujo significado não conhece plenamente, mas sobre o qual o próprio Senhor Jesus diria mais tarde, em Mateus 12:40:
Pois, como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia,
Assim estará o Filho do Homem três dias e três noites no seio da terra.
Esses homens passavam por experiências cujo significado pleno não conheciam, mas eram batizados nos sofrimentos de Cristo para cumprir seu ministério. Era isso que os constituía.
A cruz precisa estar presente. A cruz precisa ocupar um lugar grande e fundamental no verdadeiro serviço. Que isso fique dito.
Tudo isso deve nos levar novamente adiante e mostrar que os profetas não eram profetas de um desespero definitivo. Embora tivessem coisas tão terríveis a dizer, precisassem implorar ao povo que se convertesse e colocassem diante de seus olhos o que parecia ser condenação, todos eles olhavam para além disso.
Tomem a segunda parte de Isaías. Que transformação! Em Isaías 51:11:
Assim voltarão os resgatados do Senhor, e virão a Sião com júbilo;
E perpétua alegria haverá sobre a sua cabeça:
Gozo e alegria alcançarão;
A tristeza e o gemido fugirão.
Até Jeremias, que vocês talvez considerem o mais desesperançado de todos, desceu à casa do oleiro e viu o oleiro fazendo um vaso. O barro se estragou na mão do oleiro, e o oleiro fez dele outro vaso, conforme lhe pareceu bem fazer.
Jeremias saiu e disse, em essência: “Isso não é o fim. Israel está terrivelmente danificado, mas Deus não vai jogá-lo fora. Ele vai fazê-lo de novo.” A nota dominante é o triunfo da soberania divina.
Assim, podemos prosseguir com as visões de Ezequiel. Sim, a glória se retira, mas a glória vai voltar. O Senhor vai voltar. Ela voltará por este caminho: o caminho da cruz, a operação da cruz.
Sim, a operação da cruz no profeta e no povo; a operação da cruz como princípio; mas, naturalmente, de maneira suprema e essencial, na cruz do Senhor Jesus. A glória virá.
Não creio que precise dizer mais. Os profetas, em certo sentido, todos fracassaram. Fracasso é o que se tem de escrever sobre seu ministério, em maior ou menor grau. A seção profética do Antigo Testamento termina com Malaquias, e vocês poderiam escrever sobre tudo isso: “Fracasso.”
Mas vieram a salvação e a vitória. Todos eles estão reunidos na Pessoa do Senhor Jesus. Não devemos avançar mais por enquanto, mas todos estão abrangidos Nele. A glória está vindo. Não pode falhar. Não pode falhar.
Isso é instrução na Palavra de Deus. Traz à vista o que está neste livro, mas é uma exposição de princípios espirituais que permanecem através dos séculos.
À sua maneira, essas coisas se aplicam a nós. Não fazemos nenhuma suposição sobre a continuidade de títulos ou ofícios proféticos exatamente na mesma forma, mas esse é o tipo de coisa que Deus tem feito e sempre faz.
Esqueçamos as formas, as estruturas, os títulos, as designações e tudo isso, e vejamos Deus trabalhando dessa maneira: procurando recuperar Seu povo para a plenitude de Seu pensamento, trazendo à luz, aqui e ali, algo mais de Sua intenção original e tornando-o conhecido.
Muitos, como aconteceu com os profetas, podem ouvir, e muitos mais podem se recusar a ouvir, mesmo entre o povo do Senhor. Mas a palavra do Senhor é: “Vai, fala, quer ouçam, quer deixem de ouvir.”
Queridos amigos, muitas vezes o ministério mais difícil é aquele dirigido aos cristãos. Os profetas comprovaram isso. O Senhor disse, em essência: “Eu te envio a este povo, não a um povo de fala estranha e língua difícil. Se Eu te tivesse enviado a eles, teriam ouvido. Mas Eu te envio à casa de Israel, e eles não ouvirão.”
Muitas vezes, por mais trágico que seja, o ministério mais difícil é aquele dirigido ao povo do Senhor. Quando se vai além de certo ponto no que diz respeito à plenitude do pensamento de Deus, parece que todo o inferno se levanta contra isso. Parece que vocês se veem envolvidos em toda forma concebível de oposição e antagonismo quando vão além do mínimo.
Isso é claro. Creio que é bastante evidente. Mas, ainda assim, o Senhor diz, falando deles: “Eu te envio a eles. Continua. Continua.”
E pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti; porque Eu sou contigo.