E o anjo que falava comigo tornou a vir e me despertou, como um homem que é despertado do seu sono.
E disse-me: Que vês? E eu disse: Tenho visto, e eis um candelabro todo de ouro, com o seu vaso na parte superior e as suas sete lâmpadas sobre ele; há sete tubos para cada uma das lâmpadas que estão na parte superior dele;
E junto a ele há duas oliveiras, uma à direita do vaso e a outra à sua esquerda.
E respondi, e falei ao anjo que falava comigo, dizendo: Que são estas coisas, meu senhor?
Então o anjo que falava comigo respondeu e me disse: Não sabes tu o que são estas coisas? E eu disse: Não, meu senhor.
Então ele respondeu e me falou, dizendo: Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel, dizendo: Não por força, nem por poder, mas pelo Meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos.
Quem és tu, ó grande monte? Diante de Zorobabel te tornarás uma planície; e ele trará a pedra de remate com aclamações: Graça, graça a ela.
Além disso, veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: As mãos de Zorobabel lançaram os fundamentos desta casa; suas mãos também a acabarão; e saberás que o Senhor dos Exércitos me enviou a vós.
Pois quem desprezou o dia das pequenas coisas? Porque estes sete se alegrarão e verão o prumo na mão de Zorobabel; estes são os olhos do Senhor, que percorrem toda a terra.
E Eu também te digo que tu és Pedro, e sobre esta rocha edificarei a Minha igreja; e as portas do Hades não prevalecerão contra ela.
Dar-te-ei as chaves do reino dos céus; e tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus.
E vi outro anjo forte descendo do céu, vestido de uma nuvem; e o arco-íris estava sobre a sua cabeça, e o seu rosto era como o sol, e os seus pés como colunas de fogo.
E tinha na mão um pequeno livro aberto; e pôs o pé direito sobre o mar e o esquerdo sobre a terra;
E clamou com grande voz, como ruge um leão; e, quando clamou, os sete trovões fizeram ouvir as suas vozes.
E, quando os sete trovões fizeram ouvir as suas vozes, eu estava para escrever; e ouvi uma voz do céu, dizendo: Sela as coisas que os sete trovões falaram e não as escrevas.
E o anjo que vi em pé sobre o mar e sobre a terra levantou a mão direita ao céu,
E jurou por Aquele que vive pelos séculos dos séculos, que criou o céu e as coisas que nele há, e a terra e as coisas que nela há, e o mar e as coisas que nele há, que não haveria mais demora:
Mas, nos dias da voz do sétimo anjo, quando estiver para tocar a trombeta, então estará consumado o mistério de Deus, segundo as boas-novas que Ele anunciou aos Seus servos, os profetas.
Vamos nos curvar juntos em oração? Sinto que tenho um encargo nesta noite, um encargo específico relacionado à comunhão, mas creio que precisarei de toda a graça do Senhor para transmiti-lo. Precisaremos de toda a graça do Senhor para que vocês realmente ouçam o que Ele diz.
Então, vamos todos, de fato, nos unir para nos apegarmos ao Senhor e permanecermos nessa unção que é nossa no Senhor Jesus Cristo, disponibilizada a nós pelo Espírito de Deus para este momento? Vamos realmente nos curvar juntos.
Ó Pai, nós nos achegamos a Ti como Teus filhos, a quem redimiste pelo precioso sangue de nosso Senhor Jesus Cristo. Nós Te agradecemos, como já Te agradecemos, por tudo o que Tu és para nós.
E, Senhor, agora, ao nos achegarmos, pedimos que, ao nos voltarmos para a Tua Palavra, Tu a tornes viva e eficaz. Que Tu, Senhor, faças dela, por assim dizer, um ministério de vida que venha do Teu trono para todos nós.
Ó Senhor, Tu conheces este encargo que tenho. Creio que vem de Ti, Senhor. Ajuda-me a transmiti-lo. Abre uma porta para a palavra, para que eu possa falar deste mistério de Cristo.
E, Senhor, dá-nos ouvidos para ouvir, pelo Teu Espírito, o que Tu estás dizendo. Acalma as crianças, Senhor, e silencia qualquer outro ruído ou qualquer coisa que o inimigo possa usar para, de alguma maneira, dificultar que Tu nos alcances.
Senhor, colocamos este tempo diante de Ti. Nós Te agradecemos porque há uma unção para ele. Nós Te agradecemos porque há uma provisão de graça para ele. Senhor, queremos aproveitar plenamente essa graça. Queremos nos apropriar dela, Senhor, tanto quem fala quanto quem ouve.
Nós nos entregamos a Ti em nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.
Há outra pequena expressão em Deuteronômio 8:2:
E te lembrarás de todo o caminho pelo qual o Senhor teu Deus te guiou estes quarenta anos no deserto, para te humilhar, para te provar, para saber o que estava no teu coração, se guardarias os Seus mandamentos ou não.
Eu gostaria apenas de destacar esta pequena expressão:
Te lembrarás de todo o caminho pelo qual o Senhor teu Deus te guiou.
Te lembrarás de todo o caminho pelo qual o Senhor teu Deus te guiou.
Temos falado sobre comunhão e sobre os princípios da comunhão. Temos conversado sobre o significado da verdadeira comunhão — algo do seu verdadeiro significado.
Descobrimos que a comunhão não é apenas algo que fica na superfície, algo superficial. Em seu sentido mais profundo e substancial, ela é o compartilhar de nosso Senhor Jesus Cristo.
Fiel é Deus, por Quem fostes chamados à comunhão de Seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.
Isso não significa, é claro, que o Senhor Jesus tenha perdido Sua posição singular. Ele continua sendo Deus, o Filho. Mas nós, unidos a Ele, nos tornamos o novo homem. Nesse sentido maravilhoso, fomos introduzidos em uma união com Deus, em nosso Senhor Jesus Cristo e por meio Dele, e em uma união uns com os outros.
Entramos em um relacionamento eterno com Deus e em um relacionamento eterno uns com os outros Nele.
Falamos outro dia, de manhã ou à noite — não me lembro —, sobre o princípio da unidade. Na verdade, o que quero dizer nesta noite é uma ampliação e uma extensão desse princípio da unidade: não uma regra, mas um princípio.
É algo que envolve causa e efeito. Se obedecermos a esse princípio da unidade, haverá determinadas consequências, determinados resultados. Falamos, é claro, sobre a unidade de todo o povo de Deus aqui na terra — nossa unidade com os crentes onde moramos, e assim por diante.
O que quero abordar nesta noite não é tão fácil de expressar em uma ou duas palavras, mas é o que chamo de princípio da continuidade. O princípio da continuidade raramente é reconhecido ou compreendido pelo povo de Deus.
Parece-me que a ignorância desse princípio é a ruína de muitos movimentos reais e genuínos do Espírito de Deus. Deus começa a fazer algo muito real entre o Seu povo, mas, porque esses queridos crentes — porque nós, crentes — não entendemos que estamos essencial e organicamente ligados a tudo o que foi feito antes, cometemos alguns erros terríveis. Há tragédias.
Porque o Senhor diz, em determinado contexto:
Não vos lembreis das coisas passadas.
E:
Farei uma coisa nova.
E, porque todos nós gostamos de participar de algo novo, esquecemos que há momentos em que Deus nos diz:
Te lembrarás de todo o caminho pelo qual o Senhor teu Deus te guiou.
Agora, é claro, não recitamos o credo juntos. Mas há uma expressão no credo, o mais antigo de todos os credos que os cristãos recitam, e é esta: “Creio na comunhão dos santos”.
O que isso significa? Significa simplesmente isto: não somos apenas um com todos os que estão em Cristo nesta terra agora, mas somos um em Cristo com todos aqueles que Deus trouxe para dentro Dele desde tempos imemoriais.
Ora, isso não é maravilhoso? Significa que todos os santos que foram reunidos na presença do Senhor — nós somos organicamente um com eles. Deus tem feito apenas uma coisa.
A história da igreja não é uma série inteira de pequenas coisas que Deus tem feito: fazendo uma pequena coisa aqui, outra pequena coisa ali. Neste século, Ele faz algo que acaba fracassando; depois faz algo em outro século, e aquilo também fracassa; então recomeça em outro lugar, e aquilo fracassa, sem nenhuma relação com o restante.
O que Deus tem feito constitui uma unidade essencial. É algo que começou na cruz, cuja força propulsora foi o Pentecostes, e Deus nunca deixou de realizar essa obra até o dia de hoje.
Cada pessoa — seja qual for a sua cor, a sua raça, a sua nacionalidade, a parte do mundo em que viva —, se foi salva pela graça de Deus em qualquer momento da história, assim como aqueles que estão vivos agora, todos os que foram introduzidos em Cristo, somos um só corpo. Há apenas uma igreja.
É um princípio vital. Como já disse, é por causa da ignorância desse princípio que muitos movimentos do Espírito de Deus foram desfeitos e, por fim, anulados e destruídos. Não compreendemos esse princípio da continuidade.
Espero realmente conseguir, pela graça de Deus, transmitir com bastante clareza o que quero dizer. Vejam, muitas vezes percebo que, quando o Senhor começa de fato a mostrar algo ao Seu povo — especialmente aos mais jovens — e ficamos maravilhados com o que vemos, tendemos a pensar que tudo o mais fracassou, menos nós.
Vocês conhecem esse tipo de atitude: tudo o mais fracassou. Os metodistas fracassaram; os quakers fracassaram; os puritanos fracassaram; os morávios fracassaram; os Irmãos fracassaram; os pentecostais fracassaram miseravelmente. Todos fracassaram, menos nós.
“Nós vimos. Nós vimos. Somos algo novo. Somos a nova obra de Deus.” Traçamos um pequeno círculo ao nosso redor e assumimos um ar de grande superioridade. Achamos que tudo o mais na história da igreja fracassou, menos nós.
Isso é um convite para que Deus nos deixe à mercê da obra do inimigo. Pois, assim que fazemos isso, ficamos expostos da maneira mais terrível.
Assim como, no âmbito pessoal, o Senhor Jesus disse a Pedro:
Simão, Simão, eis que Satanás pediu para vos ter, a fim de vos peneirar como trigo;
Mas Eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça.
Pedro se expôs ao fazer uma afirmação a partir de sua própria vida carnal: “Morrerei Contigo, Senhor, se for preciso, mas nunca Te negarei”. Naquele momento, ele se expôs.
Da mesma forma, coletivamente, muitas vezes caímos nessa armadilha de pensar que estamos tendo sucesso onde tudo o mais fracassou na história da igreja. Somos, por assim dizer, a obra singular de Deus.
Às vezes recebo cartas de pessoas que me dizem que nada aconteceu naquela região do mundo por um século ou mais. Então dizem: “Agora aconteceu algo extraordinário”. Fico esperando que desmoronem, porque nunca conheci alguém que fizesse uma afirmação dessas sem que, dentro de um ou dois anos, fosse completamente derrubado e destruído.
Nosso problema é que às vezes pensamos não ter nenhum vínculo com coisa alguma que veio antes — absolutamente nenhum. Achamos que não temos realmente nada a aprender com o que veio antes e que não temos nenhuma ligação orgânica com isso.
Se aprendemos alguma coisa, aprendemos apenas como uma espécie de lição ilustrativa da história. Não entendemos que eles fazem parte de nós e que nós fazemos parte deles. Tudo o que Deus fez ao longo das eras constitui uma unidade essencial.
Onde estavam os primeiros metodistas? Em Cristo. Onde estavam os primeiros quakers? Em Cristo. Onde estavam os puritanos? Em Cristo. Onde estavam os reformadores? Em Cristo. Onde estavam os primeiros Irmãos? Em Cristo. E nós também estamos.
Entendem? É algo que nos une.
A ignorância desse princípio muitas vezes leva à rejeição de todos os valores do passado, como se aquilo que Deus está fazendo em nossa geração precisasse ser singular no sentido de não aproveitar absolutamente nada dos valores e da herança do passado.
Sabem, às vezes fico triste quando não cantamos alguns dos antigos hinos que representam os valores daquilo que Deus fez na história da igreja. Sei que alguns deles são antiguidades, e que é melhor deixar alguns de lado. Mas há outros que representam os valores mais preciosos e maravilhosos que Deus produziu em Seu povo naquela época.
Eles nos pertencem. Não se trata apenas de cantar algo antigo; estamos expressando algo a que passamos a ter acesso pela graça de Deus. Custou tudo ao Senhor e ao Seu povo recuperar aquelas verdades que agora são tão familiares para nós.
Outro problema, ainda, é a inovação. Vocês já perceberam como uma das coisas que o inimigo frequentemente tenta fazer nos novos movimentos de Deus é introduzir inovações — coisas que nunca, em momento algum, existiram entre o povo de Deus, desde o dia de Pentecostes até hoje?
Às vezes são coisas estranhas. Às vezes são coisas, por assim dizer, penduradas em alguma passagem obscura da Palavra de Deus, distorcida e explicada de certa maneira, e então surge uma inovação que se espalha por toda parte.
Encontramos isso repetidamente, como se, de alguma forma, precisássemos encontrar uma novidade, algo que nunca foi feito antes, algo singular, algo que pareça uma obra singular de Deus. Mas, meu querido amigo, não é isso que Deus está fazendo.
Há um sentido em que cada coisa da qual passamos a participar já esteve na igreja. Nessa questão, não há nada de novo debaixo do sol.
Às vezes as pessoas pensam que falar em línguas é, de alguma maneira, algo novo. Meu querido amigo, elas desconhecem a história da igreja. As pessoas me dizem que isso morreu com a igreja primitiva. Quando foi que morreu com a igreja primitiva?
Os montanistas falavam em línguas. Os valdenses falavam em línguas. Os bogomilos falavam em línguas. Os paulicianos falavam em línguas. Os anabatistas falavam em línguas. Alguns dos huguenotes — os profetas de Cévennes — falavam em línguas. Os primeiros metodistas falavam em línguas. Os quakers falavam em línguas. De onde vem toda essa conversa sem sentido?
O batismo é algo que surgiu no final do século XIX? De modo algum. Os valdenses praticavam o batismo. Os bogomilos praticavam o batismo. Os paulicianos praticavam o batismo. Agora vocês estão ficando confusos com todos esses nomes maravilhosos.
Não há nada de novo nisso. Os anabatistas, nos séculos XV e XVI, foram afogados aos milhares nas fontes da Europa Central — costurados dentro de sacos, mães e filhos, e lançados nos rios — por causa do batismo por imersão.
O batismo de crentes é algo familiar entre o povo de Deus hoje. Até episcopais vão discretamente a alguma igreja batista para serem batizados, assim como presbiterianos, metodistas e todos os demais. Nós o reconhecemos.
Pois, quando o inimigo procura desfazer algo por meio de nossa ignorância desse princípio da continuidade, ele força a entrada de inovações — coisas que nunca foram conhecidas, desde o princípio até agora. Por meio dessas coisas, ele procura dividir e destruir o povo de Deus naquela geração.
Agora, o que estou dizendo é isto: não quero ficar no lado negativo; quero ficar no lado positivo. Temos uma herança extraordinária, irmãos e irmãs — querida família de Deus.
É um privilégio maravilhoso estar vivo na segunda metade do século XX. Há pessoas que me dizem que dariam o braço direito para estar lá no dia de Pentecostes. Eu não daria. Quem quer estar lá no dia de Pentecostes? Acho simplesmente extraordinário estarmos aqui na última parte do século XX. Vocês não acham?
Eles estavam começando, e era maravilhoso aquele começo, quando viam todas as obras maravilhosas de Deus, o poder de Deus, os sinais e os milagres que confirmavam o ministério e o evangelho.
Mas acho ainda mais maravilhoso chegarmos ao fim desta era e termos atrás de nós uma herança que custou o sangue e a vida de milhares dos mais preciosos vencedores de Deus. Vamos pisoteá-la? Vamos tratá-la como lixo?
Vamos considerá-la algo que nada tem a ver conosco, apenas pequenas ilustrações históricas do poder de Deus neste ou naquele século? Ou Deus fez algo naquela época que é parte essencial do que Ele está fazendo hoje?
Só que hoje Ele quer nos conduzir um passo adiante. Com toda essa plenitude atrás de nós, com toda essa herança atrás de nós, Ele quer nos levar ao último passo, que resultará na vinda de nosso Senhor e na colocação da pedra de remate em seu lugar.
Um dos profetas certa vez disse aos filhos de Israel, e isso está registrado em Isaías 51:1-3:
Ouvi-Me, vós que seguis a justiça, vós que buscais o Senhor:
Olhai para a rocha de onde fostes cortados e para a cavidade da pedreira de onde fostes extraídos.
Olhai para Abraão, vosso pai, e para Sara, que vos deu à luz; pois, quando ele era apenas um, Eu o chamei, e o abençoei, e o multipliquei.
Porque o Senhor consolou Sião; consolou todos os seus lugares assolados, e fez o seu deserto como o Éden, e a sua terra árida como o jardim do Senhor; nela se acharão gozo e alegria, ações de graças e voz de cântico.
Estou pedindo a vocês nesta noite que se lembrem de todo o caminho pelo qual o Senhor nosso Deus nos tem guiado desde o dia de Pentecostes. É claro que, se eu tivesse tempo, gostaria de voltar até o pai Abraão e começar ali — e bem poderíamos fazê-lo —, passando por todo o Antigo Testamento e entrando no Novo. Mas não temos tempo para isso.
O fato é este: Deus tem feito algo ao longo de todos os séculos desta era. A obra que Ele tem realizado é uma obra contínua. É uma obra coerente e contínua.
Portanto, nela encontraremos todos os valores de que precisamos para o tempo em que vivemos. Por que deveríamos ser uma ilustração daquilo que Mark Twain disse: pessoas que aprendem com a história que nunca aprendem com a história?
Se o povo de Deus ao menos compreendesse os caminhos do Senhor — compreendesse alguns desses caminhos pelos quais Ele conduziu os Seus ao longo dos séculos desta era —, seríamos poupados de muitas tragédias e nos tornaríamos muito mais sábios em nossa compreensão do que Deus está fazendo em nossos dias.
Agora gostaria de dizer algo sobre o testemunho de Jesus. Vocês perceberão, na profecia de Zacarias 4, que a primeira coisa que Zacarias viu foi aquele candelabro todo de ouro.
Ele ficou muito impressionado com as oliveiras dos dois lados, que alimentavam o candelabro todo de ouro. É claro que creio que a maioria de nós reconhece que o candelabro todo de ouro é um símbolo do testemunho de Jesus.
Mais adiante, no livro de Apocalipse, vemos que ele representa sete igrejas — a igreja expressa em sete localidades. Mas descobrimos que não se trata apenas da igreja, porque o candelabro poderia ser removido enquanto a igreja, suas atividades, suas reuniões e sua rotina continuassem funcionando.
O candelabro não é apenas todo o aparato exterior da igreja. O candelabro representa nosso Senhor Jesus: o testemunho de Jesus, de que Cristo é tudo e de que Nele está tudo de que precisamos, individual e coletivamente.
Agora vemos aqui, em Zacarias 4, que esse candelabro representa a edificação. Descobrimos imediatamente que tudo tem a ver com edificação. É uma visão extraordinária.
A primeira coisa que Zacarias vê é um candelabro de ouro com suas sete hastes e suas sete lâmpadas acesas; depois, uma oliveira à esquerda e outra à direita. Então ele vê tubos conduzindo ouro das oliveiras para o candelabro. Extraordinário.
Então ele diz ao anjo: “Que são estas coisas, meu senhor?” Ele se refere às oliveiras, porque tem certa impressão de que as oliveiras têm a ver com ele próprio. Todos nós somos centrados em nós mesmos. “Que são estas coisas?”, ele pergunta ao anjo. Esqueceu completamente o candelabro. Estava mais interessado em saber onde ele entrava naquela cena.
O anjo disse:
Esta é a palavra do Senhor a Zorobabel, dizendo: Não por força, nem por poder, mas pelo Meu Espírito, diz o Senhor dos Exércitos.
Quem és tu, ó grande monte? Diante de Zorobabel te tornarás uma planície; e ele trará a pedra de remate com aclamações: Graça, graça a ela.
As mãos de Zorobabel lançaram os fundamentos; suas mãos também a acabarão.
De repente descobrimos, para nossa surpresa, que esse candelabro não é algo estático. Ele representa uma obra de edificação de Deus, um programa de edificação de Deus — algo que Deus está fazendo em Seu povo, em Seus redimidos.
Ele os está chamando de toda nação, tribo, língua e povo, e fazendo algo neles pelo qual Cristo se torna, neles, tudo em todos.
Se tivéssemos tempo, poderíamos falar muito mais sobre isso. Isso chega à localidade, à região em que moramos, ao nosso relacionamento uns com os outros, e assim por diante. É claro que precisa incluir tudo isso. Mas o que estou tentando dizer, simplesmente, é o seguinte.
Esse candelabro não é algum ideal abstrato e glorioso colocado diante da igreja. Não é alguma coisa bela e etérea, lá em cima, nas regiões celestiais, que ninguém jamais vê, mas que está acontecendo de maneira invisível.
É um programa de edificação no qual Deus está empenhado, com pedras vivas sendo edificadas juntas sobre um fundamento. À medida que a construção se ergue, a palavra do Senhor vem a Zorobabel:
Quem és tu, ó grande monte? Diante de Zorobabel te tornarás uma planície.
A pedra de remate — a última pedra de todo o programa de edificação — será trazida com aclamações:
Graça, graça a ela.
Sempre me admirei de que a palavra seja “Graça, graça”, e não “Glória, glória”. Bons carismáticos, imagino, todos achariam que os gritos seriam: “Glória! Deus fez isso! Um grande ímpeto, como uma onda gigantesca, veio sobre nós, e a obra foi concluída”.
Mas creio que haverá tamanho conflito, tamanha pressão, uma pressão tão intensa e tantos problemas complexos que, quando a construção estiver pronta para a pedra de remate — que é o Messias —, tudo o que conseguiremos dizer ao vermos o Messias será: “A graça de Deus completou a obra”.
A graça a iniciou, a graça a desenvolveu, a graça a manteve em andamento e a graça completou a obra.
Lemos sobre o mistério de Cristo em Efésios 3:3-6. É novamente o mesmo pensamento, inteiramente relacionado ao testemunho de Jesus:
Pelo que, quando ledes, podeis perceber a minha compreensão do mistério de Cristo;
O qual, em outras gerações, não foi dado a conhecer aos filhos dos homens, como agora foi revelado aos Seus santos apóstolos e profetas no Espírito;
A saber, que os gentios são coerdeiros, membros do mesmo corpo e coparticipantes da promessa em Cristo Jesus por meio do evangelho.
Oh, que coisa maravilhosa é esse mistério. Ele esteve oculto. Vejam, creio que Deus começou toda essa obra com Abraão e que os fiéis da antiga aliança estão indissoluvelmente unidos a nós. Deus os fez esperar para que não fossem aperfeiçoados sem nós. Isso não é maravilhoso?
Fomos trazidos até aqui. Entretanto, em certo sentido, é algo novo que Deus está fazendo. Qual é a novidade? O corpo não foi revelado na antiga aliança. Essa entidade orgânica não foi revelada.
Agora ela foi revelada pelo Espírito de Deus. A vinda do Espírito Santo trouxe tudo isso de fora para dentro. Estamos unidos ao Senhor e unidos uns aos outros em uma união orgânica em Cristo.
Que coisa maravilhosa é o livro de Apocalipse nos dizer que o mistério de Deus se completa. Ele diz que, quando o sétimo anjo tocar a trombeta, o mistério de Deus estará completo.
Graças a Deus, a batalha em torno do mistério chegará ao fim. O Senhor vencerá essa grande batalha. O propósito de Deus nunca, em momento algum, foi anulado, nem sequer frustrado.
Jesus disse:
Sobre esta rocha edificarei a Minha igreja; e as portas do Hades não prevalecerão contra ela.
Agora, vocês verão que algumas versões dizem “as portas do Hades”, e algumas versões modernas dizem algo sobre a morte — o poder da morte, talvez. Essa expressão, “as portas do Hades”, é uma ideia difícil.
Em certo sentido, as portas são o ponto mais forte. As muralhas são fortes, mas as portas também são imensas e fortes. Dentro das portas, os anciãos costumavam se sentar para julgar. Assim, as portas passaram a representar o julgamento ou o conselho.
Portanto, temos aqui o próprio julgamento ou os conselhos do inferno. Creio que a versão King James estava certa ao usar a palavra “inferno” em vez de “Hades”, porque, na verdade, a ideia é a morte. Qual é a arma de Satanás? Qual é sua arma suprema quando combate a obra de edificação de Cristo? É a morte — morte, morte e mais morte.
É assim que ele sempre trabalha. Temos aqui os próprios conselhos da morte. Se quiserem, o Senhor Jesus disse: “Sobre esta rocha edificarei a Minha igreja, e o conselho de Satanás não prevalecerá contra ela. O julgamento do inferno não prevalecerá contra ela. A vontade e o desígnio do inferno não prevalecerão contra ela”.
Há outra maneira de entender isso, pois a expressão é deliberadamente ambígua. Poderia significar que, quando a igreja avança para dentro do território inimigo, as portas do inferno — o conselho do inferno para manter os cativos em seu poder — não prevalecerão.
Isso não é maravilhoso? Quando o inferno vier contra nós, não prevalecerá sobre nós. E, quando nós, pela graça de Deus e por ordem e comissão de nosso Senhor ressurreto, entrarmos no próprio domínio de Satanás para retirar os cativos, ele não poderá nos impedir.
As portas podem ser destrancadas. As portas podem ser trancadas.
A ti dei as chaves do reino dos céus.
Precisamos destrancar portas em alguns momentos e trancá-las em outros.
Oh, há uma batalha em torno desse propósito de nosso Senhor. Todo o poder e toda a autoridade do inferno, somados, não podem impedir nosso Senhor Jesus de cumprir Seu propósito de edificar a igreja.
As mãos de Cristo lançaram o fundamento. Suas mãos terminarão a obra.
Graças a Deus, que nos dá a vitória por meio de nosso Senhor Jesus Cristo.
Há montes diante de nós. Sempre houve montes diante de nós. Havia montes de dificuldade e complexidade diante da igreja primitiva.
Os cristãos de origem judaico-hebraica achavam muito difícil até mesmo sentar-se e fazer uma refeição com os cristãos gentios que haviam sido salvos. Até o apóstolo Pedro se deixou levar em determinado momento. Vocês não chamariam isso de um monte de complexidade? Eu chamaria.
A circuncisão era outro grande problema. Era um monte de complexidade. Eles tinham tantos problemas. Às vezes havia imoralidade entre eles, porque aqueles gentios que estavam chegando não tinham a lei, por assim dizer, gravada a fogo em seu ser, como os judeus tinham. Havia muitos problemas. Sempre houve problemas.
Vocês não acham que aquelas pobres almas chamadas valdenses tinham problemas? Foram eles que levaram a Igreja Católica Romana a impedir o acesso das pessoas comuns à Palavra de Deus, porque diziam: “Esses fanáticos desvairados, desvairados, desvairados ficaram assim por ler a Palavra de Deus”.
Então aprovaram o decreto: “As pessoas comuns não deverão ler a Palavra de Deus”. Vocês não chamariam isso de um monte de dificuldade? Eu chamaria.
Oh, os montes! Mas não importa quais montes tenham surgido diante de nosso Senhor Jesus Cristo no cumprimento de Seu propósito de edificar a igreja. Todos se tornaram uma planície. Nenhum monte permaneceu no caminho de nosso Senhor depois que Ele avançou no cumprimento de Seu propósito.
Quando olhamos para o livro de Apocalipse, vemos falsos profetas, bestas e dragões — visões das criaturas mais aterrorizantes, sistemas mundiais contrários a Deus e a Cristo, com poder aparentemente supremo. Mas nada disso impede o Senhor Jesus de cumprir Seu propósito e finalmente concluir o mistério, completar o mistério. Tudo se cumpre.
Cristo Se identifica, em Apocalipse 22:13, desta maneira:
Eu sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o último, o princípio e o fim.
Oh, querido filho de Deus, veja este princípio da comunhão, o princípio da continuidade. Jesus disse: “Eu sou o Alfa”, e Ele é o Ômega. Querido filho de Deus, todos nós estamos entre um e outro.
Ele é o primeiro e Ele é o último; querido filho de Deus, todos nós estamos entre um e outro. Ele é o princípio e Ele é o fim; querido filho de Deus, todos nós estamos entre um e outro.
Oh, para mim é tão emocionante pensar naqueles primeiros cristãos que venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho, porque não amaram a própria vida até a morte.
Sejam paulicianos ou bogomilos, donatistas ou montanistas, priscilianistas ou valdenses, sejam os reformadores, os huguenotes, os morávios, os quakers, os metodistas ou os pentecostais — quem quer que tenham sido —, estamos juntos com eles.
Jesus é o primeiro e Jesus é o último. Jesus é o princípio e Jesus é o fim. Há uma continuidade em tudo isso. Aqui, querido filho de Deus, temos atrás de nós uma riqueza extraordinária: aquilo que Deus produziu nos membros do corpo de Seu Filho. Isso lhes custou tudo.
Gosto muito deste título de nosso Senhor Jesus em Apocalipse 3:14:
E ao anjo da igreja em Laodiceia escreve: Estas coisas diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus.
Creio que é uma graça sem igual que, quando o Senhor fala à igreja de Laodiceia, Ele Se revele como o Amém. Amém. Amém é a última palavra. Não se diz nada depois do amém — ou não se deveria dizer.
Conheci um menininho que achava que, quando ouvia as pessoas dizerem “Amém”, isso significava o fim de tudo. Então, assim que seus pais começavam a falar demais sobre outras coisas, ele começava a dizer: “Amém, amém, amém, amém”. Achava que aquela era a melhor maneira de fazê-los ficar quietos, porque o amém era o ponto final.
Normalmente vocês entendem essa palavra como “Assim seja”. Mas amém vem do hebraico amin. Amin significa simplesmente ter fé. Quando vocês dizem “Amém”, estão dizendo: “Tenho fé. Assim seja”.
Pensem nisso da próxima vez que disserem amém. Nosso Senhor Jesus é o Amém ao propósito de Deus. Mesmo que vocês não tenham fé, Ele tem.
Nosso Senhor Jesus Cristo é Aquele que levará o propósito de Deus até o seu cumprimento, pela graça de Deus. Fazemos parte de algo que Deus começou no Pentecostes por Seu Espírito, mediante a obra consumada de Cristo.
Oh, querido filho de Deus, a profecia de Joel nunca se cumpriu completamente no dia de Pentecostes. Creio que a maioria de vocês sabe disso. Se examinarem a profecia de Joel 2 e a compararem com Atos 2, terão de concluir que ela ainda não se cumpriu, pois fala daquele grande e notável dia do Senhor.
O que isso significa, então? Significa isto: o Espírito Santo deve caracterizar toda esta era. Foi pelo Espírito Santo que esta era começou no Pentecostes.
Cada movimento ao longo de toda a história da igreja de Deus nesta era foi iniciado pelo Espírito Santo. Quer tenha sido para manter algo vivo na Idade das Trevas, quer tenha sido a recuperação de algo na Reforma, quer tenha sido nas sucessivas recuperações que vieram desde então, foi o Espírito Santo Quem tomou homens e mulheres e os usou nessa recuperação.
Agora, não quero entediar vocês, porque sei que a maioria das pessoas morre de medo da história — especialmente os americanos. Vejam bem, vocês agora estão amadurecendo. Não quero parecer superior. Mas, é claro, vocês estão amadurecendo e, cada vez mais, terão mais interesse pela história, se o Senhor demorar.
Gostaria que pudéssemos aprender as lições da história. Gostaria que pudéssemos compreender o que Deus fez na história. Em nenhum momento, mesmo na chamada Idade das Trevas, o testemunho de Jesus se perdeu completamente.
É um erro dizer que, do século II depois de Cristo até a Reforma, tudo se perdeu. Simplesmente não é verdade. Um estudo aprofundado e exaustivo da história da igreja de Deus revelará alguns dos mais notáveis movimentos do Espírito na chamada Idade das Trevas.
Pensem nessas pessoas chamadas montanistas. Os carismáticos não têm o monopólio. Os montanistas eram os carismáticos do século IV. Eles abalaram a Igreja Católica Romana.
Tertuliano, o grande pai da igreja, rompeu sua ligação com a igreja institucional e se uniu aos montanistas. O princípio deles era que, onde dois ou três estão reunidos em nosso Senhor Jesus Cristo, ali está a igreja.
Há muitos outros também. Aliás, os montanistas nunca adotaram o nome “montanistas”; esse nome lhes foi dado pelos outros. Os donatistas, que vieram depois, também não adotaram esse nome; ele lhes foi dado por outros.
Depois vieram os paulicianos. Eles tinham muito orgulho porque diziam que suas origens remontavam ao próprio Paulo, e por isso as pessoas os chamavam de paulicianos, pois tinham tamanha compreensão do propósito eterno de Deus e do mistério de Cristo conforme encontrados nas cartas paulinas.
Depois vieram os bogomilos. “Bogomilo” soa terrível, não é? Mas bogomilo significa “amigo de Deus”. Eles os chamavam de amigos de Deus.
Todos esses foram grandes movimentos. Os priscilianistas, no sul da França, na Espanha e na Itália, constituíram um dos maiores movimentos da igreja de Deus. Essas pessoas enxergaram determinados princípios.
Viram que uma congregação não deveria ser governada por outra congregação. Viram que deveria haver presbíteros responsáveis pela congregação. Viram a Mesa do Senhor como algo que ilustrava sua comunhão uns com os outros em Cristo. Em algumas dessas congregações, compreenderam a questão do batismo.
Quero dizer, tudo isso aconteceu na Idade das Trevas. Normalmente nos dizem que nada aconteceu ali. Muitas das informações que temos sobre essas pessoas só podem ser recolhidas dos escritos daqueles que as odiavam e as martirizavam.
Vocês sabem tão bem quanto eu que, quando lemos pequenos livretos escritos sobre alguns dos meus amigos — aqueles de quem recebi tanto por meio do Senhor —, se aquilo fosse tudo o que tivéssemos, acreditaríamos que eram hereges. Graças a Deus, temos o ministério deles, além dos pequenos panfletos escritos contra eles.
Todos esses nomes lhes foram dados por outras pessoas, e muito do que até agora se entendeu a respeito deles veio de fontes violentamente contrárias a eles, fontes empenhadas em difamar seu nome e justificar seu martírio em massa.
Oh, querido filho de Deus, o fato é que, no período mais escuro da Idade das Trevas, o testemunho de Jesus nunca se extinguiu por completo em momento algum. Ele foi mantido vivo em diferentes partes da Europa e da Ásia pelo Espírito de Deus.
Houve movimentos do Espírito de Deus nos quais a obediência ao Senhor e a honra a Ele custaram a vida daqueles que deles participavam.
Gostaria de poder dizer muito mais sobre isso, mas o tempo não permite. Gostaria de falar sobre os valdenses e os albigenses.
Imagino que a maioria de vocês tenha ouvido falar da igreja valdense. Vocês têm aqui uma companhia aérea chamada Piedmont, e, é claro, foi naqueles vales do Piemonte que os valdenses acabaram sendo encurralados e encontraram refúgio.
Pelo que me dizem, nenhum ateu viaja na Piedmont — é o que me contam — e, se alguém embarcar como ateu, nunca desembarcará como ateu. É o que me dizem.
O fato é que encontramos diferentes movimentos do Espírito de Deus ao longo de toda a Idade das Trevas. Quando chegamos à época da Reforma, é claro, começamos a ver algo muito mais maravilhoso.
Começamos com John Wycliffe. Só posso apresentar alguns pensamentos aqui. Em 1320, na Grã-Bretanha, ele não foi esquecido. John Wycliffe se converteu lendo a Palavra de Deus em latim.
Deus fez uma obra tão grande em seu coração que, ao começar a investigar as diversas atividades e tradições da igreja, ele ficou cada vez mais perturbado por perceber que elas não estavam à altura da Palavra de Deus. Sem medo, começou a pregar contra diversos abusos na igreja. Foi odiado por isso.
John Wycliffe era tão odiado que realizaram um concílio especial em Londres, ao qual compareceram tanto o arcebispo de York quanto o arcebispo de Canterbury, além de todos os bispos da Inglaterra.
Já estavam quase decididos a queimar John Wycliffe como herege, mas suspenderam a reunião para o almoço. Durante esse intervalo, Londres foi atingida por um dos únicos terremotos que já atingiram a cidade. Os bispos ficaram tão assustados que nunca retomaram a reunião, e Wycliffe morreu na cama.
Wycliffe foi o homem que incendiou a Grã-Bretanha. Seus seguidores eram chamados de lolardos. Não sabemos por que eram chamados assim — se porque falavam tanto, ou porque pareciam estar embriagados pelo Espírito. Não sabemos.
Mas isto sabemos: dizia-se que, se houvesse três homens juntos em qualquer lugar da Grã-Bretanha, certamente dois deles seriam lolardos. Esse era um dito comum em toda a Grã-Bretanha.
A única coisa que a igreja pôde fazer com Wycliffe foi desenterrar seus ossos cem anos depois de sua morte, profaná-los e lançá-los no rio. Não creio que isso tenha incomodado John Wycliffe.
Jerônimo de Praga ouviu John Wycliffe, voltou a Praga e começou a pregar na Universidade de Praga, uma das universidades mais antigas da Europa. Um jovem, Jan Hus, o ouviu.
Esse homem percorreria toda a Boêmia — o que hoje é a Tchecoslováquia e parte da Alemanha. Por onde passava, as pessoas encontravam Deus e começavam a se reunir em encontros simples nas casas das fazendas e nos lares, tendo comunhão umas com as outras e ouvindo a Palavra de Deus.
John Wycliffe traduziu a Bíblia do latim para o inglês, e esse foi o maior presente que deu. A partir daí, ela começou a se espalhar por toda parte.
A igreja capturou Jan Hus em Constança e o queimou na fogueira. Mas, ao queimarem Jan Hus, incendiaram a Europa. Daquele momento em diante, a Reforma estava em andamento.
William Tyndale, na Grã-Bretanha, tinha como ambição de toda a sua vida tomar a Bíblia no grego original — e, mais tarde, no hebraico — e colocá-la na linguagem do homem comum.
Um teólogo foi enviado para desviá-lo de seus maus caminhos. Tyndale disse àquele teólogo: “Se Deus poupar minha vida, antes que muitos anos se passem farei com que um menino que conduz o arado conheça mais das Escrituras do que tu”.
William Tyndale foi perseguido da Grã-Bretanha até Bruxelas e Antuérpia, onde finalmente foi capturado, estrangulado e queimado. Mas, antes de morrer, orou: “Ó Deus, abre os olhos do rei da Inglaterra”.
Ele morreu em 1536. Em 1538, por proclamação real, um exemplar da Bíblia em inglês foi preso por uma corrente a um atril em cada igreja paroquial da Inglaterra e do País de Gales.
A Bíblia, à qual todo o poder estabelecido se opunha tanto, chegou às mãos do povo. Em determinado momento, fizeram um apelo ao rei para que tomasse alguma providência, porque, nos cultos, as pessoas ficavam tão entediadas com o pároco que o deixavam pregando no púlpito, iam se reunir ao redor do atril e pediam que uma delas lhes lesse as Escrituras em inglês.
Elas recebiam mais da Palavra de Deus do que do pároco.
É claro que Erasmo é outro homem que precisamos mencionar nessa Reforma. Deus tomou esse homem, e, como alguém disse: “Erasmo pôs o ovo que Martinho Lutero chocou”.
O ponto era que Erasmo nos deu, pela primeira vez, a Bíblia em nossa própria língua a partir do grego original. Até então, todas as versões haviam sido feitas a partir do antigo latim de Jerônimo. Agora, pela primeira vez, um Novo Testamento grego foi colocado nas mãos de pessoas em toda a Europa. Foi revolucionário.
Foi esse Novo Testamento grego que William Tyndale traduziu para o inglês e que se tornou, de fato, a base da versão King James.
Quando Martinho Lutero surgiu — aquele homem tão odiado por alguns, tão corajoso —, a Reforma havia chegado plenamente. Nada deteve Martinho Lutero.
Por volta de 1517, três coisas que provocaram controvérsia em todo o mundo civilizado tornaram-se familiares e foram aceitas por todos os verdadeiros crentes:
Agora, essas três coisas, querido filho de Deus, você aceita como algo básico do dia a dia. Quem discute sobre justificação? Quem se inflama ao falar de justificação? Gostaria que isso acontecesse. Todos aceitam que podemos entrar no Santo dos Santos sem um sacerdote, pelo sangue de Jesus, que podemos comparecer diante de Deus e falar diretamente com Ele.
Todos nós aceitamos a autoridade suprema e a inspiração da Palavra de Deus. Mas isso custou a vida daqueles homens. Chegou até nós pelo Espírito de Deus e nos foi dado de tal maneira que se tornou parte básica de nossa vida.
Deus recuperou algo na Reforma que nunca mais se perderia. Até o dia de hoje, isso não se perdeu. Pode haver pessoas que não preguem a justificação e pessoas que não creiam na Palavra de Deus, mas todo verdadeiro crente sabe o que é justificação. Todo verdadeiro crente entende que a Palavra de Deus tem autoridade e é íntegra.
Desde a Reforma, aconteceram tantas outras coisas que precisaríamos de toda esta noite e de todo o dia de amanhã para tratar adequadamente dos muitos movimentos do Espírito de Deus. Só posso mencionar alguns brevemente.
Considerem aqueles que chamamos de puritanos. Vocês aqui nos Estados Unidos devem agradecer a Deus por aqueles puritanos, porque foi a perseguição aos puritanos que enviou aqueles pais fundadores através do Atlântico até estas praias.
O que havia de melhor no povo de Deus foi expulso para uma vida de sofrimento e perseverança, e eles fizeram isso por causa de nosso Senhor. Poderiam tão facilmente ter sacrificado tudo em troca de apenas alguns ajustes em seus princípios, mas não o fizeram. Não o fizeram.
Alguns podem zombar dos puritanos, mas eles lançaram para nós, como povo de Deus, um fundamento que nunca foi removido. Deram-nos uma piedade e uma atitude diante das coisas de Deus que permearam a vida cristã daquele dia até hoje.
Podemos dividir os puritanos basicamente em três grupos: os presbiterianos, os congregacionais — ou independentes — e os batistas.
Em muito pouco tempo, aquele movimento do Espírito de Deus, tendo Calvino e outros como verdadeiros pais dos puritanos, havia se dividido em quatro grandes grupos: a igreja estabelecida, os eclesiásticos evangélicos e esses outros grupos.
Pensem nos três grupos livres: presbiterianos, congregacionais e batistas. Eles nos deram algo que nunca foi retirado.
Não é interessante que agora, em todos os nossos países, estejamos reconhecendo o presbitério como a norma estabelecida por Deus para o governo do povo de Deus? Quem recuperou essa verdade? Os presbiterianos.
Eles foram chamados de presbiterianos porque acreditavam nos presbíteros — os anciãos. Acreditavam que a igreja deveria ser governada por um conselho de presbíteros, uma pluralidade de presbíteros.
Os congregacionais acreditavam na independência de cada congregação. Era uma visão extraordinária na época em que a apresentaram. Acreditavam que nenhuma congregação, composta pelos crentes de determinada localidade, deveria ser governada ou dominada por outra congregação de crentes.
Oh, se ao menos Deus tivesse mantido esse pensamento vivo. Há algo que foi recuperado para nós — e que custou o sangue e a vida de muitos — que, em alguns movimentos, foi lançado de lado. Igrejas por toda parte foram colocadas sob o controle de um ou dois indivíduos, ou de um grupo de indivíduos.
Mas os congregacionais viram que cada grupo do povo de Deus, constituído localmente, era independente e tinha ligação direta com Deus. Viram, é claro, a necessidade de comunhão entre os grupos, mas não de domínio de um grupo sobre os outros.
Depois, é claro, temos os batistas. Eles praticavam o batismo por imersão. Na Holanda e na Grã-Bretanha, e depois cada vez mais aqui, esses queridos irmãos nos deram algo que agora é tão familiar.
Dentro de um século após esse grande movimento de Deus, tudo havia morrido. Havia se institucionalizado e cristalizado — formal e morto.
Então Deus fez algo notável. Um jovem percorreu todos os grupos puritanos procurando encontrar Deus. Seu nome era George Fox, mas não conseguia encontrar Deus em lugar algum. Só ouvia seus corais, seus cânticos e sua pregação morta.
Ele pegou seu Novo Testamento em inglês e foi para as colinas de Derbyshire. Durante três anos, como um jovem hippie, buscou a Deus, percorrendo a Grã-Bretanha de um lado para o outro, até que um dia disse: “Meu coração ardeu, e Deus me mostrou que Cristo era meu Salvador”. George Fox havia se convertido.
Muitos evangélicos desconfiam dos quakers. Dizem que eles não são realmente evangélicos verdadeiros, que não nasceram de novo de fato. Oh, isso é um disparate.
Os quakers foram um dos maiores movimentos do Espírito de Deus na história da igreja, porque nos ensinaram uma verdade extraordinária que, peço a Deus, nunca tenha se perdido. É esta: para Deus, o interior é muito mais importante do que tudo o que é exterior no mundo inteiro.
O que se precisa é de comunhão com Deus, não apenas de pão e vinho. O que se precisa é saber o que significa morrer com Cristo e viver em Sua ressurreição, não apenas de batismo. O que se precisa é saber o que significa submeter-se uns aos outros, não apenas de presbíteros.
Precisamos ser edificados juntos, não apenas ter um belo edifício de igreja. Oh, os quakers foram a toda parte. Viraram o mundo de cabeça para baixo. Os puritanos os odiavam.
Mas os quakers recuperaram algo que nunca se perdeu: que a natureza da igreja é essencialmente interior, algo interior e orgânico.
Sabem, os quakers costumavam se reunir e esperar em silêncio. Não como fazem hoje, com todo aquele silêncio prolongado e sentimentalismo — passarinhos cantando, belos pores do sol e todo esse tipo de coisa.
Os primeiros quakers se reuniam como homens firmes, robustos e rudes. Esperavam em quietude diante de Deus e, em pouco tempo, alguém tremia sob o poder de Deus, levantava-se e falava a Palavra do Senhor.
Então alguém abria a Bíblia e, como diziam, recebia uma palavra de Deus. Depois alguém profetizava. Depois alguém adorava a Deus. Eles não cantavam porque estavam reagindo contra o que chamavam de cântico morto.
É impressionante para mim que os quakers tenham obtido os mesmos resultados que os pentecostais. Os pentecostais às vezes tremem e se sacodem, mas cantam lindamente. Os quakers, porém, não acreditavam no canto nem na música. Isso não é interessante?
Cem anos depois, é claro, temos outro grande movimento de Deus que só posso mencionar brevemente: os morávios. Ele começou na Europa Central e foi uma das mais notáveis contribuições do Espírito de Deus para a recuperação na história da igreja.
Até então, os puritanos talvez não tivessem considerado realmente a missão evangelística da igreja. Mas os morávios viram algo que ninguém mais viu — nem mesmo os quakers.
Viram que havia pessoas morrendo nas trevas exteriores e que a comissão da igreja era levar-lhes o evangelho. Disseram: “Escolheremos as regiões mais difíceis da terra”. Foram ao Ártico e às partes mais difíceis do mundo. Morreram às centenas.
Os morávios tiveram uma reunião de oração vinte e quatro horas por dia que durou cem anos. Não pensem que estou exagerando. Tiveram uma reunião de oração ininterrupta, vinte e quatro horas por dia, que durou cem anos.
Aliás, todos estão ligados. Vocês veem como estão ligados? George Fox nunca teria tido uma Bíblia em inglês se não fosse por William Tyndale. William Tyndale não poderia ter sido despertado se não fosse por Erasmo, e Erasmo não teria sido despertado se não fosse por Jan Hus e outros, e por Wycliffe. Assim, podemos ver tudo isso em continuidade.
Agora, de repente, vemos que um homem veio para estas regiões, um bom britânico. Veio para cá para converter todos vocês, especialmente os indígenas. Seu nome era John Wesley.
Mas, em seus diários, ele disse: “Ó Deus, vim para converter os indígenas, mas quem me converterá?” Durante a travessia de navio, ouviu cânticos em meio a uma tempestade terrível. Até o capitão estava apavorado.
Wesley disse que não queria admitir, mas estava com medo. Desceu às profundezas do navio e, enquanto descia, ouviu cânticos. Disse: “Oh, deve ser o céu”.
Então olhou por uma porta e viu um grupo inteiro de morávios — homens, mulheres e crianças. Disse que era como uma reunião na sala de uma casa. Estavam sentados ali, cantando hinos como se não houvesse perigo algum.
O coração de Wesley ansiava por ter a fé daqueles morávios. Ele nunca a encontrou aqui nos Estados Unidos. Voltou à Grã-Bretanha e foi a uma pequena reunião na Fleet Street, onde um pregador morávio estava pregando.
O que vocês acham que aquele pregador morávio estava lendo? Estava lendo o prefácio de Lutero à carta aos Romanos. Ao ouvi-lo, Wesley disse: “Senti um estranho aquecimento em meu coração”. Deus o havia salvado.
Assim começou o primeiro grande despertamento evangélico nas Ilhas Britânicas. Ele se espalhou por toda a Grã-Bretanha. John Wesley foi a toda parte. Expulsaram-no das igrejas, então ele subia em lápides e túmulos e pregava às pessoas nos cemitérios.
Depois o expulsaram dos cemitérios, então ele foi para os campos. Certa vez pregou a trinta mil homens que eram considerados a escória da sociedade. Todos eram mineiros.
Ele disse: “Sabem, eu estava tão sem vida quando preguei a eles que não conseguia acreditar que algo estivesse acontecendo, até que vi uma cena estranha. Vi que todos os rostos estavam negros, com listras brancas. Então entendi que estavam chorando”.
Milhares e milhares de pessoas foram salvas em toda a Grã-Bretanha e aqui nos Estados Unidos, pois aqueles primeiros metodistas logo vieram para cá.
George Whitefield, o outro grande colega e companheiro naquele movimento de Deus, e os irmãos Wesley se desentenderam em torno de toda a controvérsia da predestinação e dividiram o movimento em dois.
Quase cem anos depois, simultaneamente em Dublin, Plymouth, Bath e Bristol, grupos de pessoas se reuniram procurando simplesmente encontrar-se como cristãos e crentes, sem levar em conta as denominações.
Foi um dos mais notáveis movimentos do Espírito de Deus na história da igreja. Foi o início do que hoje chamamos de movimento dos Irmãos. Ele se espalharia por todas as Ilhas Britânicas e muito além, e teria uma influência sobre as coisas de Deus como nenhum outro movimento do Espírito de Deus teve.
Os wesleyanos nos deram algo. Os puritanos nunca deram destaque ao novo nascimento, mas os wesleyanos enfatizaram o nascer de novo. Deram-nos a verdade — que nunca mais nos foi tirada — de que precisamos nascer de novo.
Também nos deram outra coisa: que há uma plenitude de salvação a ser alcançada, uma experiência do Espírito de Deus a ser vivida.
Os Irmãos nos deram outra verdade maravilhosa: todo o povo de Deus é um. Todos pertencemos uns aos outros. Eles enfatizaram a vinda do Senhor como nenhum outro grupo antes deles havia feito.
Oh, a maneira simples como partiam o pão juntos e adoravam ao Senhor juntos, entregando-se, por assim dizer, ao Espírito de Deus para que Ele conduzisse quem desejasse na adoração, no louvor e no serviço conjunto ao Senhor.
Aliás, algumas dessas características já estavam presentes nos outros. Os wesleyanos tinham reuniões de classe nos primeiros tempos, nas quais se reuniam. Um trazia um hino, outro uma passagem bíblica, outro um testemunho, e outro orava conforme o Espírito de Deus conduzia. Os quakers também tinham essas características em seus primórdios.
Mas preciso me apressar, ou ficaremos aqui a noite inteira. Por meio dos Irmãos, o Espírito de Deus recuperou a unidade do povo de Deus e a deu a nós de uma maneira que nunca se perdeu, pelo menos para o verdadeiro crente.
Então, em 1906 — e houve muitas coisas antes disso —, tivemos o surgimento do pentecostalismo. Algumas pessoas nem sequer reconhecem o pentecostalismo como um movimento de Deus, mas precisamos reconhecê-lo.
Mais recentemente, pela primeira vez, foi escrita uma história do pentecostalismo do ponto de vista acadêmico. Quando a lemos com distanciamento, temos de reconhecer que Deus estava nisso.
Deus estava nos dizendo que os dons do Espírito não se perderam, mas estão presentes no corpo humano; que há um revestimento de poder do alto.
Agora, vejam, queridos filhos de Deus: se reuníssemos todas essas características, teríamos plenitude.
A tragédia de tudo isso é que quase todos esses movimentos, dentro de dez anos, sofreram grandes divisões. Os puritanos, dentro de quinze anos, se dividiram em quatro. Os reformadores, dentro de vinte anos, se dividiram novamente em três grandes grupos.
Os quakers não se dividiram, graças a Deus — até muito mais tarde. Os metodistas se dividiram, nos primeiros vinte anos, em dois enormes grupos: Whitefield de um lado, os irmãos Wesley do outro.
Os Irmãos, dentro de vinte anos, se dividiram em Irmãos Abertos e Irmãos Exclusivos. Os pentecostais não haviam completado mais de dez anos quando já estavam divididos em tantas divisões que é impossível enumerá-las.
Mas isso não é impressionante?
É claro que, desde então, aconteceram algumas coisas notáveis na história moderna. Precisamos mencionar o que aconteceu na China com Watchman Nee. Também precisamos mencionar o que aconteceu em nosso país com aquele profeta de Deus, T. Austin-Sparks.
Estamos agora em um movimento de Deus para o qual, creio, estamos sendo impelidos por pressões políticas e econômicas, por trás das quais está Deus.
Estamos sendo impelidos a redescobrir uns aos outros. Estamos sendo impelidos à comunhão uns com os outros. Estamos sendo impelidos a uma espécie de participação de todos, desde a base.
Em todas as universidades a que vou agora, todos querem participação desde a base. Os estudantes querem participar. Querem poder responder, e tudo o mais.
Agora, finalmente, algo está acontecendo na igreja de Deus. A antiga relação entre púlpito e bancos parece ter acabado para sempre. Graças a Deus.
Algo está acontecendo. Nunca teria havido uma Reforma sem pressões econômicas e políticas; Deus estava por trás delas. Agora Deus virou completamente a situação e está usando algo para nos levar de volta a encontrar uns aos outros no Senhor, caminhar juntos no Senhor e expressar nosso sacerdócio como crentes no Senhor.
Não creio que, ao chegarmos ao fim desta era e entrarmos nessa última fase, seja ela qual for e dure quanto durar, possamos nos desligar de tudo o que veio antes. Há uma continuidade.
Que Deus não permita que nenhum de nós se desligue do que Ele fez no passado. Pertencemos a eles, assim como eles pertencem a nós.
Resta-me, por fim, dizer que há lições que precisamos aprender. Vou apenas enumerá-las, sem me deter nelas.
Dentro de uma geração, a maioria dos movimentos do Espírito de Deus se tornou formal, morreu e se cristalizou em instituições. Em quase todos eles, dentro de vinte anos, grandes divisões resultaram na fragmentação do todo.
É um fato interessante que Deus, que é absolutamente soberano, pareça não Se preocupar em mantê-los vivos. Ora, isso deve levantar uma pergunta para todos vocês que são estudantes da Palavra: se Deus é soberano, por que Ele não mantém essas coisas vivas?
Parece-me que, depois que a primeira geração passa, é como se Deus dissesse: “Bem, agora deixem isso morrer”. Deus obtém, na primeira geração e na segunda, se ela desfruta do que recebeu da primeira, todos os valores que deseja. Então deixa o movimento morrer.
Em outras palavras, parece-me que os materiais para a cidade de Deus são produzidos pelo Espírito durante os primórdios desses movimentos e nunca se perdem.
Em cada coisa que Deus fez por Seu Espírito na história da igreja, pode parecer que o homem a destruiu. Ela não foi destruída. Deus a recolheu ao céu.
É a esposa do Cordeiro. Ela foi para o céu. O ouro, as pedras preciosas, as pérolas que Cristo trabalhou por tanto tempo para produzir em Seu povo, nas circunstâncias mais difíceis, foram para a cidade de Deus, e no fim vocês os encontrarão ali.
Às vezes as pessoas pensam no que aconteceu na China e dizem que tudo se perdeu. Não, não, não, não. Todos os valores daquilo que Deus fez na China estão na cidade, e no fim vocês os encontrarão ali.
Em cada geração da história da igreja, Deus reuniu tudo isso. A recuperação parece ser progressiva.
Encontramos, primeiro, a justificação; o acesso de cada filho redimido de Deus à presença de Deus por meio do Senhor Jesus; a Palavra de Deus como autoridade; congregações independentes, se vocês preferirem colocar assim; o presbitério; o batismo; a natureza interior de tudo na igreja; o novo nascimento; a unidade do povo de Deus; os dons do Espírito; e o revestimento de poder.
Pergunto-me o que Deus está tentando fazer em nossos dias. Às vezes me pergunto se Deus está tentando nos revelar e finalmente recuperar a natureza exterior do vaso, para que possamos finalmente entender em que tipo de vaso tudo isso deve estar contido. Não sei.
Mas o que sei é isto: aquilo que foi recuperado pelo Espírito de Deus ao longo da história da igreja nunca mais se perdeu.
No verdadeiro povo de Deus, em cada geração, esses valores continuam vivos. É por isso que estou tão empenhado em falar sobre esse princípio da continuidade. Por que deveríamos nos desligar disso? Por que nos empobrecermos como se isso não nos pertencesse, como se fosse apenas história?
Tudo isso é nosso. E nós, queridos filhos de Deus, temos algo a acrescentar em nossos dias e em nossa geração. Que Deus nos faça fiéis.
Parece-me que temos, em toda essa questão, uma ilustração do vencedor e de todo o povo de Deus.
Vocês perceberão que, depois que algo se perde, toda vez que Deus o recupera, Ele o faz por meio daquele pequeno remanescente, daquela pequena minoria entre o povo de Deus, que esteve disposta a entregar a vida e sofrer o que fosse necessário em favor do todo.
Eles não são chamados para ser uma elite superior dentro de um círculo, mas para existir em favor de toda a igreja de Deus.
Que o Senhor nos mostre o que significa ser um vencedor: que, em nossa própria geração, sejamos aqueles que estão dispostos a ir até o fim com o Senhor, seja qual for o preço, seja qual for o custo, a entregar nossa vida para que todo o povo de Deus em nossos dias e em nossa geração possa se beneficiar.
Que o Senhor nos ajude. A visão determina por quanto tempo qualquer movimento do Espírito de Deus permanece vivo.
É interessante que os Irmãos tenham permanecido vivos por mais tempo do que muitos desses movimentos de Deus, porque enxergaram algo além do que muitos outros enxergaram.
Que Deus faça de Seu povo um povo de visão — visão verdadeira —, um povo que tenha compreensão da vontade de Deus e compreensão do propósito de Deus.
Vamos orar?
Querido Senhor, ajuda-nos a compreender o que foi dito nesta noite. Todos nós, Senhor, fazemos parte, por assim dizer, desta única obra que Tu tens realizado ao longo desta era.
Ajuda-nos, Senhor, a compreendê-la, e ajuda-nos a aproveitar todos esses valores que Tu recuperaste e depositaste, por assim dizer, na vida do Teu povo.
Não queremos ficar sem nenhum deles, Senhor. Queremos que essas características sejam encontradas em nossa reunião. Queremos, Senhor, de alguma maneira, que todas essas coisas, que ficaram tão fragmentadas e isoladas em denominações cristalizadas, sejam reunidas em uma plenitude.
Que possamos expressar, querido Senhor, algo da plenitude do Teu pensamento nestes dias em que vivemos.
Somente Tu podes fazer desta noite sem palavras uma realidade viva para todos nós. Faze isso, Senhor. Nós Te pedimos em nome de nosso Senhor Jesus Cristo. Amém.