Senhor, nós Te adoramos neste dia, reunidos em Tua presença. Senhor, nós Te agradecemos pela bênção de podermos deixar todas as coisas de lado, voltando os olhos do nosso coração somente para Ti.
Senhor, nós Te agradecemos porque, nesta manhã, participamos de Ti, desse maravilhoso testemunho da Tua mesa. Agora, pois, nos achegamos à Tua Palavra. O verdadeiro desejo do nosso coração é contemplar-Te, Senhor; ver-Te na plenitude de Quem Tu és; que a Tua Palavra seja viva no coração de cada um de nós.
E que a Tua Palavra possa realizar aquilo que desejas, tanto em cada um de nós individualmente como em todos nós juntos. Em nome de Jesus. Amém.
Vamos, então, à segunda carta de Paulo aos coríntios, 2 Coríntios 5.
Para mim, este é um testemunho da vida de Paulo. Ao escrever aos coríntios, Paulo diz:
Porque o amor de Cristo nos constrange;
pois assim julgamos: Um morreu por todos, logo todos morreram;
e Ele morreu por todos, para que os que vivem não vivam mais para si mesmos,
mas para Aquele que por eles morreu e ressuscitou.
Há pouco, cantamos aquele hino, “Vivendo para Jesus”. Ao olharmos para esses versículos, creio que esse é um dos desejos do coração de cada um de nós. Se perguntássemos a cada pessoa nesta sala: “Você quer viver para si mesmo ou quer viver para o Senhor?”, receberíamos uma resposta unânime. Cada um de nós deseja viver para o Senhor, porque vemos a vaidade, o poder destrutivo e a inutilidade de viver para nós mesmos.
Nesses versículos, Paulo nos dá uma chave. Ele nos apresenta, por meio do testemunho de sua vida, um segredo de como conseguiu viver para o Senhor, e não para si mesmo. Essa chave na vida de Paulo está no versículo 14, quando ele diz que era constrangido. Ele era controlado. Ele havia sido conquistado. Ele era dominado pelo amor de Cristo.
O amor de Cristo governava a vida de Paulo de tal maneira que ele já não desejava viver para si mesmo, mas desejava viver para Ele. Que esse seja o desejo do coração de todos nós. Que o amor de Cristo conquiste o nosso coração de maneira renovada.
Na verdade, cada um de nós é controlado por alguma coisa. Muitas vezes, dizemos que nossa vida está fora de controle. Mas Paulo, nesse testemunho, estava dizendo que Cristo — o amor de Cristo — controlava sua vida.
Agora, que fique claro: não se trata do amor de Paulo por Cristo, porque esse amor falharia. Nosso amor pelo Senhor é um amor limitado. Louvado seja o Senhor porque podemos amá-Lo, mas esse amor falhará. O amor Dele nunca falha.
O amor Dele é um amor seguro. Seu amor havia conquistado Paulo de tal maneira que dominava sua vida. Esse amor operava em Paulo de tal forma que ele vivia para o Senhor, e já não para si mesmo.
Sabemos, pela história de Paulo, como ele era zeloso, vivendo para si mesmo enquanto pensava que estava agradando ao Senhor. Mas, na verdade, ele vivia para si mesmo.
Que cada um de nós, nestes dias e tempos difíceis em que estamos vivendo, conheça o amor do Senhor. Que esse amor de Cristo nos toque de tal maneira que sejamos fortalecidos e capacitados Nele para viver para Ele — para ser um testemunho para Ele, um testemunho do próprio amor vivo de Cristo.
Agora, o que é esse amor de Cristo? Falamos dele como se fosse algo elementar para nós. Será que pensamos que ele é apenas uma canção infantil: “Jesus me ama, isto eu sei”?
Irmãos e irmãs, que essa canção, “Jesus me ama, isto eu sei”, nunca se torne algo banal para nós ao longo de toda a nossa vida. Se isso acontecer, que voltemos ao Senhor e Lhe peçamos que a torne nova para nós.
“Jesus me ama, sim, eu sei.” Esse é um testemunho da nossa vida, desde o primeiro dia em que temos contato com o Senhor até o fim. É um amor que fortalece. É um amor que nos capacita a prosseguir.
Não é um amor elementar, mas um amor fundamental e essencial em nossa vida. Não há como caminharmos nesta vida a menos que o amor de Cristo nos guarde, seja o nosso fundamento e nos encoraje a prosseguir.
Quando pensamos no amor de Cristo, talvez pensemos em outros tipos de amor. Pensamos no amor-próprio. O amor-próprio ama a si mesmo. O eu é o objetivo principal do amor-próprio, e podemos ver, até em nossa própria vida, a natureza destrutiva disso.
Podemos pensar no amor conforme a lei fala dele:
Amarás o teu próximo como a ti mesmo.
Há um paralelo, uma igualdade: ame o seu próximo como a si mesmo. Isso é muito bom. Recebemos elogios no mundo por esse tipo de amor.
Mas será esse o amor de Cristo? O amor de Cristo ama os outros mais do que a Si mesmo. Foi o amor de Cristo que O levou a entregar Sua vida por cada um de nós. Foi nesse amor que Cristo não levou em conta a Si mesmo nem a Sua própria vida.
Ele estava levando em conta o amor que tinha pelo Pai, o amor que tinha por cada um de nós e o amor que tinha pela igreja. Ele considerou isso mais importante do que Sua própria vida, e entregou Sua vida.
Lembro-me de que o irmão Kong disse certa vez que, quando tentamos definir as coisas do Senhor, apenas as confinamos. Nós as limitamos. Não podemos definir o amor de Cristo, mas podemos descrevê-lo. Nós o vemos descrito ao longo das Escrituras. Nós o vemos descrito na vida Dele.
Nessas descrições, começamos a ter uma percepção desse amor. Começamos a apreender uma parte dele. Mas, irmãos e irmãs, o amor de Cristo excede o conhecimento. Ele vai tão além que, nesta terra, jamais chegaremos a compreender plenamente o amor de Cristo.
Tocamos uma parte dele, mas vemos apenas em parte. Até mesmo essa pequena parte se torna cada vez mais suficiente para cada um de nós em nossa vida diária, para que possamos prosseguir e segui-Lo.
Há passagens das Escrituras que falam do amor de Cristo.
João 15:13 diz:
Ninguém tem maior amor do que este:
de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.
Esse é um amor maior. Ali, Cristo está compartilhando isso, procurando descrever e nos ajudar a compreender essa vida.
Efésios 5 fala de como Cristo nos amou e Se entregou por nós como sacrifício, um aroma agradável, aceitável ao Senhor.
E 1 João 3:16 — que, de certa forma, acompanha João 3:16 — diz:
Nisto conhecemos o amor: que Ele deu a Sua vida por nós;
e nós devemos dar a nossa vida pelos irmãos.
Nós nos lembramos da última parte desse versículo? Conhecemos o amor por isto: Ele entregou Sua vida por nós. Por quê? Para que entreguemos a nossa vida uns pelos outros.
Somos constrangidos pelo amor de Cristo. Ao vermos o quanto Ele nos amou e morreu por nós, permitimos que esse amor conquiste o nosso coração de tal maneira que entreguemos a nossa vida uns pelos outros.
Irmãos e irmãs, esse amor de Cristo — quando falamos do amor de Cristo, estamos falando de uma Pessoa. Não é uma coisa. É uma Pessoa. É o próprio Cristo. É o Seu próprio caráter. É a Sua própria natureza.
Havia esse amor em Seu coração, esse amor que tanto O tomava e tanto O caracterizava, mesmo antes da fundação do mundo. Havia um amor ali. Isso era Quem Ele era. Ele era o Cordeiro antes da fundação do mundo.
Foi esse amor em Seu coração que O levou a sair do céu, a deixar aquele trono, a vir e nascer numa manjedoura, a vir com tanta humildade, sem amar Suas próprias coisas nem Se apegar àquilo que possuía.
Assumindo a forma de homem e descendo ainda mais, tornando-Se um servo — era o amor em Seu coração que O impulsionava a fazer isso.
Foi um amor que O sustentou nesta terra. Enquanto esteve em Nazaré, a maior parte de Sua vida nesta terra foi uma vida oculta. Dos trinta e três anos, na verdade, sobre a maior parte deles não sabemos praticamente nada. Foi uma vida oculta.
Havia ali um amor que Lhe permitia permanecer oculto, sem exigir ser uma grande figura pública, mas negando a Si mesmo e passando por aqueles anos ocultos.
Então, quando Ele iniciou Seu ministério, vemos que veio para os Seus, e os Seus não O receberam. Mas aquele amor O constrangeu a ir cada vez mais adiante. Aquele amor O levou à cruz — a toda a vergonha, a todo o desprezo e à morte na cruz.
Aquele amor não apenas O levou à morte, mas também O capacitou a tornar-Se pecado em nosso favor. Ele amava o Pai. Ele nos amava. Ele amava tanto a igreja que realmente Se tornou pecado em nosso favor, para que nunca tivéssemos de sofrer as consequências do pecado.
Oh, que amor é esse, irmãos e irmãs! Ao tocá-lo, começamos a perceber sua imensidão. Oro para que, ao apenas tocarmos esse amor hoje, sejamos estimulados a voltar e meditar cada vez mais no amor de Cristo.
Há um ditado sobre os jovens casais que vão se casar: sempre gostamos de dizer que “o amor é cego”. Sabe, antes do casamento, o marido tem certas características, e depois a coisa fica um pouco diferente. É a mesma pessoa, mas vocês sabem como é.
Mas, irmãos e irmãs, Cristo não era cego. Ele entrou nisso com os olhos bem abertos. Sabia exatamente o que estava fazendo. Sabia exatamente o que O aguardava. Sabia exatamente por que estava fazendo aquilo.
Ele entrou nisso com os olhos bem abertos, irmãos e irmãs. Seus olhos estão bem abertos para nós. Ele nos vê. Ele nos viu exatamente como éramos e morreu por nós exatamente como éramos.
Esse amor de Cristo é tão maravilhoso — como levou nosso precioso Senhor a ir ao Calvário e morrer por nós! Mas vocês sabem de algo ainda mais surpreendente do que isso?
Esse amor de Cristo habita em cada um de nós. Oh, irmãos e irmãs, quando fomos salvos, Cristo veio habitar em nosso coração.
Quando fomos salvos, recebemos Cristo por inteiro. Cristo veio e habita no coração de cada um de nós. Vocês sabem o que também habita ali? O amor de Cristo habita no coração de cada um de nós.
E ele é completo. Não há necessidade de que esse amor seja aumentado. Assim como, quando fomos salvos, recebemos Cristo por inteiro.
Estou vendo alguns olhares perplexos. Já vou chegar lá.
Assim como, quando fomos salvos, recebemos Cristo por inteiro, diariamente, à medida que negamos a nós mesmos, experimentamos mais de Cristo.
Irmãos e irmãs, se dizemos que o amor de Cristo é uma Pessoa, então esse amor de Cristo está agora em nosso coração. E ele é completo.
Passamos por esta vida e pela eternidade descobrindo e experimentando esse amor, porque nossa experiência do amor de Cristo — nosso conhecimento dele — é incompleta.
Mas, diariamente, à medida que negamos a nós mesmos, entramos cada vez mais nas riquezas do amor de Cristo que foi derramado em nosso coração. Graças ao Senhor por isso.
Graças ao Senhor porque, à medida que nos entregamos a Ele, à medida que diminuímos e Ele cresce, esse amor se manifesta de maneira mais plena e em maior medida.
Paulo orou pelos filipenses em Filipenses 1:9:
E isto peço em oração: que o vosso amor abunde ainda mais e mais
em conhecimento e em todo o discernimento.
Essa palavra “conhecimento” fala de um conhecimento pleno, adquirido pela experiência. Paulo desejava que aqueles crentes filipenses crescessem no pleno conhecimento do amor de Cristo que havia sido depositado em seu coração.
Irmãos e irmãs, que também venhamos a experimentar a realidade do amor de Cristo que foi colocado em nosso coração, crescendo cada vez mais num conhecimento mais pleno desse amor pela experiência.
Assim como Paulo testemunhou que era constrangido pelo amor de Cristo, que nossa vida também seja constrangida pelo amor de Cristo.
Agora, ao falarmos disso, usamos a palavra constrangido. Algumas traduções dizem “controlado”. Outras dizem “governado”. Eu gosto da palavra constrangido.
Na verdade, quando examinamos essa palavra, vemos que ela é uma daquelas palavras gregas difíceis de traduzir para o inglês, porque possui dois aspectos.
Um aspecto significa refrear, e o outro significa governar. Há um aspecto de contenção no amor de Cristo.
É um pouco como quando Paulo disse em Gálatas 2:20:
Já estou crucificado com Cristo;
e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim.
Há uma contenção sobre nós, quase como as rédeas de um cavalo. Elas conduzem o cavalo para um lado e para o outro. Há uma contenção ali.
Vocês percebem que, às vezes, estão numa situação e, de repente, simplesmente não conseguem fazer alguma coisa? Há uma contenção interior em vocês que não permite que façam aquilo. Antes, vocês conseguiam fazer.
Mas, de repente, há uma contenção interior que diz: “Você não pode fazer isso. Você não deve fazer isso. Você não pode fazer isso”. É uma contenção que nos impede de buscar nossos próprios interesses. Ela nos impede de seguir nosso próprio caminho de destruição.
Esse é um aspecto da palavra constrangido. O outro aspecto significa governar — a influência que governa a sua vida.
Gosto mais da palavra constranger do que de controlar, porque, quando falamos de controle, é quase como se nos tornássemos robôs e não tivéssemos livre-arbítrio.
Essa palavra, constranger, mostra como o Senhor deseja constranger nossa vida, governar nossa vida e dominar nossa vida de tal maneira que vivamos para Ele.
Um irmão do século passado descreveu esse aspecto de governo como algo que vemos na declaração de Paulo em Filipenses 1:21:
Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é ganho.
Essa é a influência que governa nossa vida. Ele disse que se trata de um objetivo irresistível, que controla de tal maneira a vida de um cristão que ele vive com um único objetivo em vista, excluindo qualquer outra consideração possível.
Um único objetivo em vista. Nenhuma outra consideração possível. Não havia rivais na vida de Paulo. Paulo era constrangido pelo amor de Cristo de tal maneira que, quando as coisas o atraíam para um lado ou para o outro, ele sabia para onde deveria ir.
Vemos uma ilustração disso em momentos de crise. Vimos o terremoto em Seattle nesta semana. Não sei ao certo, mas quase posso garantir que, no momento daquele terremoto, toda mãe cujo filho estava perto dela fez a mesma coisa: agarrou o filho.
Ela não pensou nisso. Não pensou nas consequências. Seu primeiro instinto — a primeira coisa que governou sua vida — foi o amor pelo filho. Ela agarrou aquela criança.
Vemos isso repetidas vezes. Lemos histórias de mães e pais que voltam correndo para prédios em chamas, para carros em chamas. Eles não param para analisar racionalmente a situação. Há algo que governa sua vida dessa maneira.
Há um amor de mãe que os constrange assim. Eles não estão pensando em si mesmos. Vão e protegem aquela criança.
Era assim que o amor de Cristo constrangia Paulo. Ele não estava pensando em outras considerações. Sua vida era tão impulsionada e dominada por esse amor de Cristo.
Certa vez, li uma história sobre duas irmãs que foram à China como missionárias. Elas estavam indo ao deserto de Gobi para servir ao Senhor. Eram a irmã French e a irmã Cable.
Elas queriam ir a um dos lugares mais remotos da China, o deserto de Gobi. É difícil encontrar um lugar mais remoto do que o deserto de Gobi.
Elas pegaram uma carroça e seguiram ao longo da Grande Muralha. Chegaram ao fim da Grande Muralha e, ao se aproximarem do fim daquele caminho, tiveram de passar pelas montanhas.
A carroça não conseguia sair do sulco em que estava. Aquele trajeto vinha sendo percorrido havia milhares e milhares de anos, e aquele era o caminho. Elas não podiam seguir por outra direção. Aquele era o caminho para a cidade, contornando as montanhas.
Elas entraram na cidade, descansaram durante a noite e saíram na manhã seguinte. Havia um portão, uma espécie de último portão, pelo qual sairiam em direção ao deserto de Gobi.
Elas atravessaram aquele portão e olharam adiante. Viram a imensidão do deserto de Gobi. Mal conseguiam acreditar como ele era vasto — uma liberdade total. Podiam ir para qualquer lugar que desejassem.
Durante dias, tinham viajado numa pequena carroça, presas aos sulcos, seguindo por aquele caminho. Estavam limitadas dentro daquela carroça.
Mas atravessaram aquele portão, viram a imensidão do deserto de Gobi e podiam ir para qualquer lugar que desejassem.
Então, olharam pelo deserto e viram uma pequena trilha, quase imperceptível, que se estendia para além do horizonte. Perguntaram ao guia: “Que caminho é esse?”
Ele disse: “Este é o caminho da vida”.
Elas disseram: “Como assim?”
Ele disse: “Há um caminho que atravessa este deserto. Vocês são livres para ir na direção que quiserem, mas há um caminho que as levará a cada um dos oásis e as conduzirá com vida até o outro lado”.
Ao pensarem nisso, aquela imagem da vida cristã conquistou seu coração. Quando somos salvos, temos toda essa liberdade. Dizemos: “Somos livres e podemos fazer qualquer coisa”.
Mas então nosso Guia, o Espírito Santo, vem a nós e diz: “Vocês são livres para fazer qualquer coisa. Há essa liberdade. Mas há um caminho da vida”.
Há um caminho da vida no qual somos chamados a andar.
Essas irmãs começaram a percorrer esse caminho da vida, seguindo seu guia. Enquanto avançavam, olhavam para o horizonte e diziam: “Parece que talvez devêssemos ir por aqui. Parece um pouco mais fácil. Parece um pouco mais agradável”.
O guia dizia: “Não, não”. Dia após dia, elas perguntavam: “Por que não vamos por aqui? Por que não vamos por ali? Parece mais fácil. Neste caminho, há uma montanha adiante. Por aqui, parece plano”.
O guia sempre dizia não. Finalmente, depois de alguns dias, ele parou e disse: “Está bem, amanhã vamos seguir por um desses caminhos”.
Elas acordaram de manhã e começaram a seguir por um daqueles caminhos. No início, tudo parecia ir bem, mas então, de repente, o caminho começou a ficar mais perigoso.
Perceberam, à beira do caminho, muitos ossos esbranquiçados — daqueles que haviam passado por ali antes — e abutres. De repente, disseram: “Entendemos. Vamos voltar para o caminho”.
Então o guia deu meia-volta e as levou de volta ao caminho. Elas permaneceram naquele caminho durante toda a travessia do deserto.
Essas irmãs disseram que aquilo foi, para elas, uma ilustração maravilhosa do que significa ser constrangido pelo amor de Cristo. Em si mesmo, você é livre, em toda esta vida cristã, para ir aonde quiser. Mas o amor de Cristo tem um caminho pelo qual Ele quer que sigamos.
O amor de Cristo tem uma direção pela qual Ele quer que sigamos. Muitas vezes, olhamos para outros caminhos. Eles parecem nos conduzir a mais vida, a um caminho mais fácil, mas, na verdade, conduzem à morte.
Irmãos e irmãs, enquanto elas aprendiam a seguir aquela trilha quase imperceptível, a seguir o guia, registraram muitos comentários no livro O Deserto de Gobi. Disseram que era possível olhar adiante e nem sequer enxergar o caminho. Como poderiam enxergar o caminho? Mantendo os olhos no guia.
O guia conhecia o caminho. O guia não olhava muito à frente. Mantinha os olhos no caminho.
Elas disseram que, naquele caminho estreito, experimentaram as riquezas do deserto. Você pensa no deserto como um lugar de morte, mas, ao longo daquele deserto, enquanto seguiam esse caminho da vida, viram coisas belas. Viram flores. Viram árvores. Encontraram água.
Era um caminho estreito, mas era um caminho de vida. Enquanto eram constrangidas a permanecer naquele caminho, experimentavam cada vez mais dessa vida.
Irmãos e irmãs, à medida que permitimos que o amor de Cristo constranja nossa vida, às vezes o caminho pode parecer estreito. Às vezes, podemos achar que seria melhor seguir por outra direção.
Mas, à medida que permitimos que o amor de Cristo nos constranja e nos guarde, entramos cada vez mais naquelas insondáveis riquezas do nosso precioso Senhor e Salvador. Há uma vida maravilhosa ali. Ele quer que a experimentemos diariamente.
Viver constrangido significa que não estamos vivendo para nós mesmos, mas para Ele. Foi isso que conquistou o coração de Paulo, e que isso conquiste o nosso coração — que nós, como dizia aquela canção, vivamos para Jesus, constrangidos pelo Seu amor.
Quando examinamos essa questão do amor de Cristo nas Escrituras, vemos que Paulo usa essa expressão três vezes.
Já mencionei a passagem em Coríntios. Como estou aqui na frente, posso fazer perguntas. Onde está uma das outras passagens em que Paulo fala do “amor de Cristo”, exatamente essa pequena expressão?
Romanos 8. Nada pode nos separar do amor de Cristo.
Onde está a outra ocorrência? Na verdade, está na carta de Paulo que mais usa a palavra ágape: Efésios. Em todos os escritos de Paulo, a palavra ágape é usada mais em Efésios — mais do que em Romanos e mais do que em Coríntios.
Efésios 3:19 diz:
E conhecer o amor de Cristo, que excede o conhecimento.
Essas são as três vezes em que Paulo usa a expressão “o amor de Cristo”. Gostaria que considerássemos essa questão de ser constrangidos pelo amor de Cristo usando essas três passagens das Escrituras como um guia para nos ajudar a compreendê-la melhor.
Primeiro, em Romanos 8, Paulo fala de como nada pode nos separar do amor de Cristo. Quando vocês pensam no livro de Romanos, em que pensam?
Quando penso em Romanos, penso em segurança. Penso em justificação. Penso em santificação. Penso na verdade de que nada pode nos separar do amor de Cristo. Esse é um lugar de segurança.
Em Romanos, vemos a segurança do amor de Cristo.
Em 2 Coríntios, Paulo dá testemunho de tudo pelo que passou — todas as provações, as tribulações. Ele esteve sob pressão, perplexo, perto da morte. Sofreu isto e sofreu aquilo.
Mas, à medida que o amor de Cristo o constrangia, ele passou a conhecer a suficiência do amor de Cristo. Assim, em 2 Coríntios, vemos a suficiência do amor de Cristo.
Em Efésios 3:19, vemos o amor de Cristo que excede o conhecimento. Em Efésios, vemos a grandeza incomparável do amor de Cristo.
Agora, então, abram em Romanos 8. Vamos examinar Romanos 8:35-39.
Não temos tempo para ler Romanos 8:31-34, mas esses versículos realmente nos dão uma base para tudo o que Paulo testemunha nos versículos 35 a 39.
Esses versículos nos são familiares. Sempre há um perigo, quando chegamos a versículos conhecidos, de lê-los depressa demais. Apertamos o botão de avançar. Ou chegamos a uma lista de coisas e passamos rapidamente por ela.
Que o Espírito Santo nos ajude a ler essas palavras de maneira renovada nesta manhã.
Quem nos separará do amor de Cristo?
A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
Como está escrito:
Por amor de Ti somos entregues à morte todo o dia;
fomos considerados como ovelhas para o matadouro.
Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores por Aquele que nos amou.
Porque estou persuadido de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas presentes, nem as futuras, nem as potestades,
nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura
nos poderá separar do amor de Deus,
que está em Cristo Jesus, nosso Senhor.
Irmãos e irmãs, isso era uma realidade na vida de Paulo. Paulo não estava simplesmente tentando ser um belo poeta e nos oferecer uma frase bonita para nos encorajar. Ele havia passado por essas coisas. Por meio delas, conhecia a segurança do amor de Cristo.
Essa palavra do versículo 38, que algumas traduções apresentam como “convencido” e outras como “persuadido”, é a palavra grega peithō. Ela significa conquistar, produzir uma mudança por meio de uma experiência.
Um irmão traduziu assim: “Passei pelo processo, e esta é uma conclusão definitiva”. Paulo havia passado por aquilo, e essa era uma conclusão definitiva.
Ele não havia sido persuadido por algum argumento intelectual. Havia experimentado a realidade do amor de Cristo. Sabia que, fosse qual fosse a situação pela qual estivesse passando, esse amor não o livrava de enfrentar dificuldades, mas, em meio a todas aquelas dificuldades, ele experimentava e conhecia o amor de Cristo.
Ele entrou na realidade da segurança do amor de Cristo: não havia nada, absolutamente nenhuma circunstância ou situação, que pudesse separá-lo do amor de Cristo.
Era uma lei que não o soltaria. Quando enfrentava qualquer situação, o amor de Cristo era suficiente e o sustentava até atravessá-la.
Creio que esse é o desejo do coração de todos nós. Que o amor de Cristo nos conquiste de uma maneira que nos leve a conhecer essa segurança.
Há uma palavra que não está nessa lista, e quero fazer uma pergunta. Peço que escutem com atenção para que eu não seja mal compreendido. Há uma determinada palavra que não aparece aqui e que, na verdade, o inimigo usa mais do que qualquer outra para nos acusar e acusar Deus, dizendo que fomos separados do amor de Cristo.
O pecado pode separar você do amor de Cristo?
Não. Absolutamente não. Quando ainda éramos pecadores, Deus demonstrou Seu amor por nós no fato de Cristo ter morrido por nós.
Agora, pensem por um instante. O que aconteceu no jardim quando o pecado entrou? Quando nossos antepassados, Adão e Eva, estavam naquele jardim, o pecado entrou. Houve uma separação.
Foi uma separação da presença Dele. Criou-se uma distância. Foi uma separação no relacionamento e na comunhão. Eles estavam fora do jardim.
Mas não houve uma separação do amor de Cristo.
Irmãos e irmãs, o pecado traz muitas consequências, e não quero ser mal compreendido nisso. O pecado pode nos separar da presença do Senhor. Pode nos separar da comunhão e do relacionamento com Ele e uns com os outros.
Mas nunca permitam que o inimigo lhes diga que o pecado os separa do amor de Cristo. Não há absolutamente nada que nos separe do amor de Cristo.
Há segurança nisso. Se pudermos nos apegar a essa verdade, então, certamente, quando pecarmos, precisaremos conhecer o poder daquele sangue purificador e ter nosso relacionamento com o Senhor restaurado.
Mas foi o Seu amor que providenciou o sangue do Cordeiro para restaurar esse relacionamento. Essa acusação do inimigo pode nos paralisar por toda a vida. Irmãos e irmãs, que conheçamos a segurança do amor de Cristo, que nunca nos soltará.
Li uma história sobre um grupo de botânicos da Inglaterra que foi à Suíça. A rainha os havia encarregado de conseguir uma amostra de cada flor da Suíça.
Se vocês conhecem a Suíça, sabem que há lindas flores crescendo por todas as montanhas. Isso foi antes da época dos ambientalistas, quando passou a ser proibido colher flores. Assim, aqueles homens estavam recolhendo diferentes flores para levar de volta e mostrar à rainha as muitas variedades.
Estavam ali havia cerca de um mês, recolhendo todas aquelas flores diferentes, e pensavam que estavam quase terminando. Certa vez, estavam no alto de um penhasco nas montanhas, olharam para baixo e viram uma flor especialmente bonita que ainda não tinham.
Ela estava fora de alcance, e eles não sabiam como conseguiriam pegá-la.
Um menininho suíço estava voltando da escola, e eles o chamaram. Disseram: “Vamos lhe dar cinco francos suíços. Temos uma corda muito boa aqui e vamos descer você. Você pode colher a última flor”.
Um dos homens do grupo era muito grande. Parecia alguém capaz de segurá-lo com segurança. O menino olhou para aquele homem grande, olhou para baixo, para a flor, e olhou para o dinheiro. Sua família precisava daquele dinheiro. Eram pessoas pobres das montanhas.
Eles disseram: “Vamos lhe dar dez francos suíços”. Seus olhos se arregalaram. Então ele disse: “Só um minuto. Já volto”.
Ele foi para casa, que não ficava longe, e voltou correndo com outro rapaz, um pouco mais velho do que ele.
Ele disse: “Vou descer e pegar a flor de vocês. Vou descer pelo penhasco, mas meu irmão mais velho vai segurar a corda”.
Irmãos e irmãs, temos um Irmão Mais Velho que segura a corda para nós. Aquele menino conhecia seu irmão mais velho. Confiava nele. Eles haviam passado por situações juntos, e ele confiava que podia descer por aquele penhasco e colher a flor, porque sabia que seu irmão mais velho não o soltaria.
Irmãos e irmãs, temos um Irmão Mais Velho que não nos soltará. Ele segura com muita firmeza, e podemos depositar nossa confiança Nele.
Há uma segurança no amor de Cristo que permanece, mesmo quando as coisas nesta terra são abaladas. Há um amor que não nos soltará.
George Matheson escreveu aquele hino depois de ter o coração partido, quando sua noiva o deixou ao saber que ele estava começando a ficar cego. Ela o abandonou porque ele estava perdendo a visão. Mas então, certa noite, ele escreveu aquela canção:
Ó Amor que não me deixarás,
em Ti descanso minha alma cansada.
Irmãos e irmãs, há uma segurança no amor de Cristo que não nos soltará. Que conheçamos isso. Que se torne uma realidade, assim como era o testemunho de Paulo.
Muitas coisas vêm sobre nós e tentam nos abalar. Vamos permitir que cada pequena coisa nos abale? Na hora, elas não parecem pequenas. Parecem gigantescas.
Mas, quando lemos os testemunhos daqueles que passaram por situações impossíveis, qual é o testemunho deles? Não é sobre o tamanho do obstáculo, mas sobre a grandeza do amor de Cristo.
Quando viram o amor de Cristo, o obstáculo perdeu sua dimensão em comparação. Isso não diminui nenhuma das coisas pelas quais passamos. Seu amor simplesmente é muito maior, muito mais vasto e muito mais capaz de nos fazer atravessar essas situações.
Irmãos e irmãs, assim como Paulo foi conquistado por esse amor, que nós também sejamos conquistados por ele. Por quê? Para que não vivamos mais para nós mesmos, mas para Ele, e para que conheçamos a segurança do amor de Cristo.
Paulo prossegue em 2 Coríntios e dá testemunho de como passou a conhecer a realidade da plena suficiência do amor de Cristo.
Ao longo de 2 Coríntios, vocês encontrarão muitas expressões relacionadas à suficiência. Algumas traduções usam a palavra adequado. Deixem-me ler algumas.
Não que sejamos suficientes por nós mesmos, para considerar alguma coisa como proveniente de nós;
mas a nossa suficiência vem de Deus.
E Deus é poderoso para fazer abundar em vós toda a graça;
a fim de que, tendo sempre, em tudo, toda a suficiência,
abundeis em toda boa obra.
Tendo sempre toda a suficiência em todas as coisas.
E Ele me disse: A Minha graça te basta;
porque o Meu poder se aperfeiçoa na fraqueza.
De boa vontade, pois, antes me gloriarei nas minhas fraquezas,
para que sobre mim repouse o poder de Cristo.
Paulo testemunhou que Cristo era sua suficiência. Quando vi essa palavra, suficiência, pela primeira vez, pensei: “Ela quase parece limitada”. “Suficiente” não parece uma palavra forte. Você quer que seja mais do que suficiente.
Mas fui ao dicionário e procurei a palavra suficiente. Ela significa “prover tanto quanto é necessário”. Tanto quanto é necessário.
Seja qual for a situação em que nos encontremos, o Senhor é capaz, por meio de Seu amor, de prover tanto do amor de Cristo quanto for necessário para nos fazer atravessar aquela situação.
Não há limitação. A limitação vem da nossa própria mente e dos nossos próprios conceitos. Não há limitação nessa suficiência.
Como sabemos se algo é suficiente? As coisas são testadas e comprovadas. Nesta semana, em Seattle, descobrimos quais edifícios tinham resistência suficiente e quais não tinham. Muitos permaneceram de pé; outros não tinham o que era necessário.
Mas, louvado seja Deus, Paulo testemunhou ao longo de sua vida que encontrou no Senhor a suficiência do amor de Cristo. À medida que esse amor era testado e comprovado na vida de Paulo, ele constatava que era suficiente.
Vamos examinar alguns exemplos em 2 Coríntios. Repetidas vezes, Paulo dá testemunho disso. Não vamos nos deter muito neles, apenas examiná-los.
Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a nossa aflição, que nos sobreveio na Ásia:
fomos sobremaneira sobrecarregados, acima das nossas forças,
de modo que até da própria vida desesperamos;
sim, em nós mesmos tivemos a sentença de morte,
para que não confiássemos em nós, mas em Deus, que ressuscita os mortos.
Aqui, novamente, Paulo aprendeu a não viver para si mesmo, mas para Cristo. Estava excessivamente sobrecarregado e desesperado. Aprecio 2 Coríntios porque vemos a humanidade de Paulo. Ele compartilha como se sentia em cada uma dessas situações.
Quer estivesse desesperado, quer perplexo, ele diz que, em cada uma dessas situações, o amor de Cristo era suficiente.
Temos, porém, este tesouro em vasos de barro,
para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós;
em tudo somos atribulados, mas não angustiados;
perplexos, mas não desesperados;
perseguidos, mas não desamparados;
abatidos, mas não destruídos.
Irmãos e irmãs, ao passar por isso, Paulo conhecia a suficiência do amor daquele tesouro que estava em sua vida, e aquele tesouro o sustentava em tudo.
Por fim, vejam 2 Coríntios 11. Esses são versículos pelos quais muitas vezes passamos no modo de avanço rápido, e precisamos parar e realmente enxergar o que Paulo está dizendo.
São ministros de Cristo? Falo como fora de mim: eu ainda mais;
em trabalhos, muito mais; em prisões, muito mais; em açoites, sem medida; em perigos de morte, muitas vezes.
Dos judeus recebi cinco vezes quarenta açoites menos um.
Três vezes fui açoitado com varas, uma vez fui apedrejado, três vezes sofri naufrágio;
uma noite e um dia passei no abismo;
em viagens, muitas vezes; em perigos de rios, em perigos de salteadores;
em perigos dos da minha nação, em perigos dos gentios;
em perigos na cidade, em perigos no deserto, em perigos no mar;
em perigos entre falsos irmãos;
em trabalho e fadiga, em vigílias, muitas vezes; em fome e sede;
em jejuns, muitas vezes; em frio e nudez.
Além das coisas exteriores, há o que diariamente pesa sobre mim:
a preocupação com todas as igrejas.
Irmãos e irmãs, Paulo passou por cada uma dessas coisas e sabia que não conseguiria atravessá-las por si mesmo.
Para mim, é uma experiência maravilhosa e libertadora aquela que Paulo teve ao dizer: “Eu não consigo atravessar isso. Não sou eu, mas Cristo. Não consigo passar por esta situação. Ela é maior do que eu”.
“Com toda a minha força, com tudo o que vou tentar fazer — eu não consigo. Mas sei que há uma vida dentro de mim. Sei que há uma suficiência de amor dentro de mim que pode me fazer atravessar esta situação.”
“Quero me render a isso. Quero experimentar a fidelidade do Senhor nesta situação. Quero comprovar que, quando Ele diz que Seu amor é suficiente para mim, quer eu esteja na prisão, passando por perplexidade ou em desespero, Seu amor é suficiente.”
“Quero permitir que o Senhor venha ao meu encontro nessa situação, para que eu possa testemunhar da suficiência do amor de Cristo, seja qual for a situação.”
Irmãos e irmãs, as situações que algumas pessoas enfrentam são incompreensíveis. São esmagadoras. Não conseguimos sequer imaginá-las.
A única coisa em que realmente podemos nos apoiar é simplesmente saber que o amor de Cristo é suficiente em qualquer situação. Tudo o que podemos fazer é entregar essas pessoas ao Senhor e encorajá-las nessa verdade.
Não há como compreendermos o que estão passando, mas há Alguém que pode compreender. Há Alguém Cujo amor é suficiente para encontrá-las naquele exato momento, naquela hora específica.
Elas ganham um tesouro. Ganham uma amplitude no conhecimento do amor de Cristo que as sustenta até a glória.
Acabamos desfrutando daquilo que transborda daqueles que experimentaram a plena suficiência do amor de Cristo. Quando você está perto de um irmão ou de uma irmã que passou por algo que você não consegue compreender, sabe o que isso faz você sentir.
Há um transbordar de vida. Há um transbordar de amor. Você olha para aquela pessoa e vê o amor de Cristo sustentando-a em tudo aquilo. Você não vê apenas a circunstância; vê como Cristo estava ali, sendo tudo em todos, em cada situação.
Podemos encorajar uns aos outros dessa maneira.
Um dos homens do século XIX que mais admiro é C. H. Spurgeon. Adoro as histórias de Spurgeon. Spurgeon, se vocês já leram alguma coisa sobre ele, gostava muito de comer. Ele era bastante corpulento, para dizer de maneira educada.
Depois de uma reunião num domingo, a família de um pequeno agricultor o convidou para comer em sua fazenda. Prepararam um banquete, e Spurgeon comeu, comeu e comeu. Tiveram um tempo maravilhoso de comunhão.
Depois, saíram e caminharam um pouco pelo pátio do celeiro. Spurgeon havia comido um pouco demais e estava caminhando para ajudar a digestão.
Enquanto caminhava, olhou para um cata-vento no alto do celeiro. Percebeu que havia algo escrito nele, mas não conseguia distinguir o que era. Então perguntou ao agricultor: “O que está escrito naquele cata-vento?”
O agricultor disse: “Deus é amor”.
Spurgeon quase deu um salto para trás. “Como assim, ‘Deus é amor’ num cata-vento? O amor de Deus é imutável. O amor de Deus é absoluto. O amor de Deus não fica virando para cá e para lá. O amor de Deus é seguro. O amor de Deus está sempre presente.”
“O que você está fazendo, colocando isso para girar como um cata-vento?”
É preciso dar crédito àquele pequeno agricultor. Depois de levar aquela bronca de Spurgeon, ele meio que se recompôs e disse: “Bem, o que o senhor está dizendo é verdade. O amor de Deus é imutável”.
“Mas, quando olho para aquele cata-vento e vejo ‘Deus é amor’, sei que o amor de Deus, expresso por meio do nosso Senhor Jesus, está comigo, seja qual for a direção em que o vento esteja soprando.”
Sabemos disso quando o vento sopra agradavelmente, como uma brisa suave. Estamos nos preparando para uma tempestade de neve, um vendaval vindo do nordeste ou seja lá o que for. Sabemos que o amor de Deus, expresso em Cristo Jesus, está conosco, seja qual for a direção em que o vento esteja soprando?
Em nós mesmos — quero dizer, em mim mesmo — somos tão inconstantes. Esquecemos isso e reclamamos. Mas então Seu amor nos atrai de volta, e Ele diz: “Estou com vocês. Nunca os deixo nem os abandono”.
O vento pode ser uma brisa agradável, uma brisa quente ou uma brisa fria. Seja qual for a direção em que o vento esteja soprando, o amor de Cristo está conosco, irmãos e irmãs. O amor de Cristo nos sustentará em tudo e será plenamente suficiente.
Agora, à medida que passamos a enxergar cada vez mais a segurança e a suficiência do amor de Cristo, como o Senhor expressa esse amor a nós?
Sabemos que temos o Espírito Santo e que o amor de Cristo foi derramado em nosso coração. Ele está ali. Sabemos que, ao lermos a Palavra, o amor de Cristo vem ao nosso encontro.
Mas há outra maneira pela qual o amor de Cristo é expresso. Paulo dá testemunho disso em 2 Coríntios 7:5-6.
Paulo havia escrito aos coríntios e estava angustiado, porque os amava muito. Estava preocupado com a maneira como responderiam àquela carta, porque era uma carta dura. Era uma carta de amor, mas era uma carta dura.
Nisso, vemos como o amor de Cristo vem novamente ao encontro de Paulo.
Porque, mesmo quando chegamos à Macedônia, a nossa carne não teve repouso;
antes, em tudo fomos atribulados: por fora, combates; por dentro, temores.
Mas Deus, que consola os abatidos, consolou-nos com a chegada de Tito.
O amor de Cristo foi manifestado a Paulo por meio de Tito. Foi manifestado por meio de outro irmão.
Recebemos o amor de Cristo quando ele se manifesta por meio uns dos outros, no encorajamento mútuo?
Em Romanos, Paulo testemunhou de como Priscila e Áquila arriscaram a própria vida por ele. Em 2 Timóteo, Paulo testemunhou que Onesíforo não se envergonhou de suas cadeias quando ele estava preso em Roma, mas o procurou diligentemente e o reanimou.
Irmãos e irmãs, o amor de Cristo é expresso não apenas diretamente por meio do Espírito Santo e da Palavra, mas também por meio uns dos outros.
Que sejamos vasos uns para os outros, manifestando o amor de Cristo. À medida que esse amor conquista nosso coração, que o compartilhemos. Que permitamos que esse amor flua por meio de nós.
Se Paulo precisava desse encorajamento, se Paulo precisava disso, quanto mais nós precisamos! Não pensemos que não precisamos. O amor de Cristo é suficiente em todas as situações.
Vou tentar concluir agora.
Onde buscamos nossa segurança e nossa suficiência? Há muitas coisas neste mundo. Às vezes, podemos buscar os prazeres do mundo — na família, no trabalho, no sucesso e na educação.
Anos atrás, as pessoas diziam: “Se você conseguir determinado diploma, estará garantido para o resto da vida”. Anos atrás, se você se formasse em engenharia aeronáutica e conseguisse um emprego numa empresa de aviação, estaria garantido para o resto da vida.
Mas, de repente, o setor muda. A segurança do amor de Cristo sustenta essas pessoas e lhes permite continuar prosseguindo.
Irmãos e irmãs, não encontramos nossa segurança em nada além de Cristo.
A pergunta que precisamos fazer é esta: Cristo é suficiente para nós? A segurança do amor de Cristo e a suficiência do amor de Cristo nos bastam?
Eram suficientes para Paulo. Esse era o testemunho dele.
Ele prosseguia à medida que era tocado por esse amor de Cristo. Vamos encerrar com esta passagem de Efésios.
Para que Cristo habite, pela fé, em vosso coração;
a fim de que, estando arraigados e alicerçados em amor,
possais compreender, com todos os santos,
qual seja a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade;
e conhecer o amor de Cristo, que excede o conhecimento,
para que sejais cheios de toda a plenitude de Deus.
Arraigados e alicerçados — essa é a segurança do amor de Cristo, o elemento absolutamente fundamental e essencial.
À medida que estamos arraigados e alicerçados nesse amor, Paulo ora para que sejamos capazes de compreender, com todos os santos, a largura, o comprimento, a profundidade, a imensidão e os muitos aspectos do amor de Cristo.
E conhecer o amor de Cristo que excede o conhecimento, para que sejamos cheios de toda a plenitude de Deus.
Um irmão, num comentário sobre o versículo 19, disse que Paulo ora para que eles conheçam o amor de Cristo que excede o conhecimento. Ele está orando para que conheçam aquilo que não pode ser conhecido.
Como poderemos conhecê-lo? Podemos apreendê-lo em parte.
À medida que passamos a conhecer a segurança do amor de Cristo e conhecemos a suficiência do amor de Cristo, isso nos levará a experimentar a grandeza incomparável do amor de Cristo — não apenas individualmente, mas uns com os outros, com todos os santos. Isso está no coração Dele.
Irmãos e irmãs, o testemunho de Paulo era que ele não queria viver para si mesmo; queria viver para o Senhor.
À medida que temos esse desejo em nosso coração nestes dias, que permitamos que o amor de Cristo, depositado em nosso coração, se manifeste e nos conduza a experimentá-lo de maneira mais plena e em maior medida.
Vamos orar.
Senhor, nós Te agradecemos pelo Teu amor, que tanto manifestaste a cada um de nós.
Senhor, cada um de nós está aqui hoje como uma evidência, como um testemunho do amor de Cristo. Deixados a nós mesmos, seguiríamos nossos próprios caminhos.
Mas, Senhor, nós Te agradecemos porque nos amaste com amor eterno. Obrigado, Senhor, por teres descido até nós. Envolveste cada um de nós com Teus braços de amor. Tomaste a iniciativa. Vieste nos buscar e nos atraíste de volta para Ti.
Senhor, sabemos que não somos capazes nem mesmo de decidir, em nosso próprio coração, amar-Te. Mas podemos simplesmente estar dispostos, Senhor, a seguir-Te aonde quer que vás.
Podemos estar dispostos a permitir que Teu amor nos constranja e que Teu amor nos conduza adiante, para que todos cresçamos no conhecimento da segurança, da suficiência e da grandeza incomparável do amor de Cristo.
Em nome de Jesus. Amém.