Mary, busque o Senhor em oração.
Senhor, ao continuarmos juntos em Tua presença, pedimos que nos vivifiques novamente pelo Teu Espírito, para que possamos ouvir a Tua voz por meio da Tua Palavra.
Nós Te louvamos e agradecemos porque as Tuas palavras são vida e espírito para nós. Pois, se não falares novamente por meio das Tuas palavras escritas, elas serão apenas letras para nós.
Por isso, Senhor, pedimos que, ao estudarmos juntos a Tua Palavra nesta manhã, possamos ouvir a Tua voz mansa e suave. E que, pelo Teu Espírito, sejamos transformados e conduzidos a toda a verdade.
Desejamos ver-Te por meio das Tuas palavras escritas. Entregamos este tempo em Tuas mãos e confiamos que o Teu Espírito Santo está agindo. Em nome de nosso Senhor Jesus. Amém.
Nesta sessão, gostaríamos de estudar juntos a Palavra de Deus. Será um pouco diferente de um período habitual de ministração, porque esperamos que todos os que vierem a esta segunda sessão de estudo realmente estudem por si mesmos.
Não se espera que eu faça todo o estudo e que vocês apenas ouçam. Espero que vocês também estudem por si mesmos.
Então, desta vez, gostaríamos de usar aquela breve carta de João, a Primeira Epístola de João, como nosso tema. Ela é breve, mas muito rica. Não sei até onde poderemos chegar, mas pelo menos espero que, durante estes poucos dias, vocês leiam esta carta repetidas vezes.
Leiam, meditem nela e peçam ao Senhor que lhes fale por meio dela. Se nos prepararmos dessa maneira antes de nos reunirmos, creio que será um estudo em conjunto, em vez de eu fazer todo o estudo.
Assim, espero mesmo que esta seja, mais ou menos, a nossa tarefa: que todos leiam 1 João tantas vezes quanto possível.
Lembro-me de certa ocasião em que três irmãs pediram ao nosso irmão Watchman que estudasse o livro de Apocalipse com elas. Nosso irmão lhes fez uma exigência. Ele disse: “Se vocês lerem o livro de Apocalipse cem vezes, então voltem, e nós o estudaremos”.
E essas irmãs realmente o leram cem vezes. Agora, não vou pedir que vocês o leiam cem vezes, porque ficariam sem comer e sem dormir. Mas pelo menos direi, sem estabelecer qualquer regra sobre quantas vezes: leiam tantas vezes quanto possível.
Deixem-me ler os primeiros quatro versículos da Primeira Epístola de João, em 1 João 1:1-4.
O que era desde o princípio, o que temos ouvido, o que temos visto com os nossos olhos, o que contemplamos, e as nossas mãos apalparam, acerca da Palavra da vida — e a vida foi manifestada, e nós a vimos, e damos testemunho, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai e nos foi manifestada — o que temos visto e ouvido vos anunciamos, para que também vós tenhais comunhão conosco; e, de fato, a nossa comunhão é com o Pai e com Seu Filho Jesus Cristo. E estas coisas vos escrevemos, para que a vossa alegria seja completa.
O Evangelho de João trata da vida. A Primeira Carta de João trata da comunhão. Não se pode ter comunhão sem vida, mas a vida precisa ser expressa e comprovada por meio da comunhão.
Como recebemos a vida? Em João 20:31, encontramos o apóstolo João dizendo que escreveu estas coisas para que creiamos que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhamos vida eterna por meio do Seu nome.
Portanto, o caminho pelo qual recebemos a vida é crer — crer que Jesus é o Cristo, o Ungido de Deus, e que Ele é o Filho do Deus vivo. Se crermos de coração, teremos vida eterna por meio do Seu nome.
Mas como essa vida deve ser expressa? Como sabemos que temos vida eterna? Quais são as evidências de que temos vida eterna? Podemos saber que temos vida eterna? Podemos ter a certeza da vida eterna?
O mesmo apóstolo disse que podemos. Em 1 João 5:13, ele disse:
Estas coisas vos escrevo, para que saibais que tendes a vida eterna, a vós que credes em Jesus como o Filho de Deus.
Assim, queridos irmãos e irmãs, recebemos a vida eterna pela fé. E sabemos que temos vida eterna — temos a certeza de que temos vida eterna — porque temos comunhão com o Filho e com o Pai, comunhão com os apóstolos e comunhão uns com os outros.
A Primeira Carta de João fala de comunhão. Agora, o que é comunhão? A própria palavra comunhão significa comunicação, participação, parceria e compartilhamento do que se tem em comum.
Compartilhamos aquilo que temos. Isto é, possuímos juntos a mesma coisa.
Vocês percebem que toda a carta de João procura nos ajudar a ver o que é comunhão, como praticamos a comunhão, quais são as condições da comunhão e o que acontecerá se tivermos comunhão. Todas essas coisas se encontram nesta pequena carta.
É claro que, se vocês examinarem esta carta, perceberão que, em certo sentido, ela é incomum. Por que a chamamos de Primeira Carta de João? Quando se escreve uma carta, geralmente alguém é mencionado nela. Vemos o destinatário da carta e aquele que a escreve. Há um lugar para onde a carta será enviada.
Mas não encontramos nenhuma dessas coisas na Primeira Carta de João. Não há endereço, não há destinatário e não há nome mencionado em parte alguma desta pequena carta.
Contudo, ao longo de toda a carta, há uma relação tão íntima entre quem a escreve e as pessoas que a recebem. Há um fluxo de vida tão grande entre quem escreve e quem recebe. Isso nos dá a impressão de que se trata de uma carta.
Embora aquele que escreve a carta não seja mencionado, sabemos quem ele é, porque não pode ser outro senão aquele que escreveu o Evangelho de João. Há muitas semelhanças, em vários aspectos, entre o Evangelho de João e a Primeira Carta. Por isso, cremos que o autor desta carta é o apóstolo João.
O Espírito Santo usou o apóstolo João para nos dar esta carta tão bela. Quanto à época em que foi escrita, entendemos que deve ter sido na última década do primeiro século. É um dos últimos livros do Novo Testamento.
Ela foi escrita numa época em que os demais apóstolos já haviam falecido, e apenas o último deles, João, ainda vivia. Sabemos que, em seus últimos dias, ele trabalhou na Ásia Menor, provavelmente residindo em Éfeso.
Assim, muito provavelmente, esta carta foi escrita pelo apóstolo João na última década do primeiro século, para aqueles a quem ele amava na Ásia Menor — e, é claro, não apenas para os que estavam na Ásia Menor, mas também para nós hoje.
Nos dias em que João escreveu esta carta, Jerusalém já havia sido destruída. O templo havia sido destruído. O testemunho de Deus sobre esta terra estava sobre os ombros da igreja, o Corpo de Cristo.
Naquela época, o problema deles não era a perseguição externa. Não há menção à perseguição nesta carta. O problema da igreja naquele tempo vinha de dentro.
Vocês se lembram do apóstolo Paulo. Na última vez em que passou por ali, ele convocou os presbíteros de Éfeso para uma reunião. Vocês se lembram de como ele abriu o coração aos presbíteros.
Ele lhes disse que, durante três anos, havia trabalhado entre eles com muitas lágrimas. Não lhes havia ocultado coisa alguma, mas lhes anunciara todo o conselho de Deus. Depois, entregou-os à graça de Deus, mas os advertiu de que, após sua partida, lobos ferozes entrariam no meio deles.
Até mesmo dentre eles surgiriam pessoas que procurariam desviar os demais e afastá-los de Cristo, atraindo-os para si mesmas.
Vocês também se lembram de que, quando ele escreveu 2 Timóteo, mencionou a mesma coisa. Ele disse, em 2 Timóteo 3:1-4:
Estamos nos últimos dias.
E os últimos dias são tempos difíceis, em que as pessoas serão amantes de si mesmas, amantes do dinheiro, amantes dos prazeres, e não amantes de Deus.
Na mesma carta a Timóteo, ele diz que as pessoas não ouvirão o ensino sadio, mas ouvirão muitos mestres que satisfaçam a coceira de seus ouvidos.
Assim, vocês percebem que, quando o apóstolo João escreveu esta primeira carta, era uma época em que falsos mestres estavam surgindo na igreja. Eles começaram a ensinar falsas doutrinas e falsos ensinamentos, especialmente a respeito da Pessoa e da obra de Cristo.
Esta carta foi escrita para corrigir e fortalecer os crentes contra o falso ensino que surgia naquela época. O perigo que a igreja enfrentava naquele tempo, em relação ao mundo, não era a perseguição externa, mas a tentação sutil do mundo.
De qualquer maneira, vocês percebem que o pensamento central de toda esta carta é muito positivo: trata dessa questão da comunhão.
Esta pequena carta pode ser dividida, em linhas gerais, em três partes.
A primeira parte é 1 João 1:1-4. É uma introdução, e essa introdução estabelece o fundamento da comunhão.
Ela não apenas apresenta o assunto da comunhão, mas, na verdade, nesses quatro versículos, nos dá a própria essência da comunhão. O que vem depois, na carta, é apenas um desenvolvimento de tudo o que foi mencionado nesses quatro versículos. Assim, podemos chamar essa parte de o fundamento da comunhão.
Depois, de 1 João 1:5 a 1 João 5:5, encontramos as condições, ou a prática, da comunhão. Vamos chamar essa parte de a graça da comunhão.
Nesta seção, há três partes:
Então, é claro, temos a última parte, de 1 João 5:6-21. Esta é a conclusão. Nós a chamaríamos de a glória da comunhão.
Assim, nesta pequena carta, encontramos o fundamento da comunhão, a graça da comunhão e a glória da comunhão. Nesta manhã, gostaríamos de começar pela primeira parte.
Uma carta é, em si mesma, uma forma de comunhão. Naquela época, o apóstolo João já era muito idoso, provavelmente tinha mais de noventa anos. Mas havia algo ardendo em seu coração, algo muito precioso para ele, e ele desejava compartilhá-lo com os outros crentes — aquelas pessoas entre as quais havia trabalhado.
Para compartilhar com essas pessoas o que tinha em seu coração, ele lhes escreveu uma carta.
Lembrem-se: quando escreveu sua carta, ele estava nos últimos anos de sua vida. Não lhe restava muito tempo. Mas ainda havia muito em seu coração, muito que ele havia aprendido e desejava derramar e compartilhar com os outros crentes.
Ele não podia se dar ao luxo de conversar sobre banalidades. O que procurava transmitir nesta carta era de tremenda importância para ele e de tremendo valor para a igreja. Não era algo insignificante.
Era o próprio centro de tudo o que ele havia aprendido ao longo dos anos: quando seguiu o próprio Senhor durante três anos e meio e, depois, ao servir ao Senhor ressuscitado até chegar aos seus últimos dias. É isso que vocês encontram nesta pequena carta.
Às vezes, falamos muito sobre coisas sem sentido. Às vezes, falamos muito sobre coisas triviais, pequenas coisas que realmente não têm tanta importância. Mas não era assim com o apóstolo João nos seus últimos anos. O tempo era precioso demais para ele.
Por isso, gostaríamos de entrar no mais íntimo do seu coração e procurar ver o que era tão central, importante e precioso para ele — aquilo que procurou compartilhar conosco, para que nós também o tivéssemos.
Agora, o que é isso?
O que era desde o princípio.
No Evangelho de João, vocês percebem que ele começa assim, em João 1:1:
No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus, e a Palavra era Deus.
Em João 1:4:
NEle estava a vida; e a vida era a luz dos homens.
E em João 1:14:
E a Palavra se fez carne, e tabernaculou entre os homens, cheia de graça e de verdade.
É assim que ele começa o Evangelho de João. Mas, quando começa a escrever a epístola, diz:
O que era desde o princípio.
Agora, observem que há uma diferença.
No Evangelho de João, ele diz:
No princípio era a Palavra.
Mas, na epístola, diz:
O que era desde o princípio.
“No princípio” é antes de o tempo começar. A Palavra já existia, a Palavra eterna. A Palavra eterna existia antes do início do tempo, porque Ele era o princípio.
Assim, no Evangelho de João, quando encontramos “No princípio era a Palavra”, ele nos mostra a própria natureza de Deus. Ele nos mostra Quem Deus é. Ele é o princípio de tudo.
Mas, quando escreve a epístola, ele diz:
O que era desde o princípio.
Aquele que é a Palavra já existia, mas agora vocês percebem que Ele começa a entrar no tempo. “Desde o princípio.”
A própria expressão “desde o princípio” fala do propósito eterno de Deus. Desde o princípio, Deus tem um propósito, e Seu propósito diz respeito ao Seu Filho: que Seu Filho seja constituído herdeiro de todas as coisas.
Foi com isso em vista que Ele começou a criar. O tempo e o espaço tiveram seu início para esse único propósito: que o Filho seja o herdeiro de todas as coisas.
Assim, “o que era desde o princípio” nos diz que nosso Senhor Jesus é o propósito de Deus. Desde o princípio, Ele é o propósito de Deus em relação a todas as coisas, a toda a criação e, especialmente, à igreja.
O que temos ouvido.
Isso é muito mais do que aquilo que os apóstolos ouviram diretamente de Jesus. Inclui aquilo que foi dito durante os tempos do Antigo Testamento.
Em Hebreus 1:1, encontramos que Deus falou no passado, de muitas maneiras e em muitas porções, aos nossos pais, por meio dos profetas. Ao longo de todos os dias do Antigo Testamento, Deus falou aos nossos pais por meio dos profetas, em muitas porções e de muitas maneiras.
Às vezes, Ele falou em palavras claras. Às vezes, falou por meio de figuras. Às vezes, falou por meio de mandamentos. Às vezes, falou por meio de parábolas. Às vezes, falou por meio da história. Mas, de muitas maneiras e em muitas porções, Deus falou aos nossos pais.
E agora, nestes últimos dias, Ele nos fala em Seu Filho. Isso é o que temos ouvido.
O que temos ouvido? Temos ouvido tudo o que os profetas disseram. Temos ouvido o que o próprio Senhor Jesus nos disse. Isso está incluído em “o que temos ouvido”.
O que temos visto com os nossos olhos.
Isso nos leva diretamente à época dos apóstolos. Os apóstolos haviam visto o Senhor com os próprios olhos.
Vocês se lembram de que, certo dia, o Senhor estava passando, e João Batista disse:
Eis o Cordeiro de Deus.
Dois de seus discípulos foram segui-Lo. O Senhor Se voltou e disse:
O que buscais?
Eles disseram:
Onde moras?
E o Senhor disse:
Vinde e vede.
Então, eles viram e souberam que haviam encontrado o Messias. “O que temos visto.” Ele veio à época dos apóstolos.
O que contemplamos.
Muitas pessoas viram o Senhor quando Ele esteve na terra. Ele viajou, embora por uma região pequena: Jerusalém, Judeia, Samaria e Galileia. Foi visto por muitas pessoas.
Mas elas O viram apenas como o filho de um carpinteiro. Viram-No como o homem de Nazaré. Mas, graças a Deus, houve aqueles que O contemplaram. Houve aqueles que reconheceram, nesse homem da Galileia, o Filho de Deus, cheio de glória.
Em João 1:14, está escrito:
E a Palavra se fez carne, e habitou entre nós (e contemplamos a Sua glória, glória como do unigênito do Pai), cheia de graça e de verdade.
A Palavra Se fez carne e habitou entre os homens. Muitos homens O viram. Perceberam que Ele era cheio de graça e cheio de verdade, mas isso era tudo.
Mas, graças a Deus, o trecho entre parênteses diz que houve alguns, houve uns poucos, cujos olhos foram abertos pelo Pai para perceberem que, nesse homem, viam a glória — a glória como do unigênito do Pai. Isso exige revelação.
Assim, aqui vemos que os apóstolos receberam essa revelação. Eles não viram apenas a aparência exterior de Jesus, mas viram nEle Deus — o próprio Deus, o Filho de Deus.
E as nossas mãos apalparam.
Depois que nosso Senhor ressuscitou dentre os mortos, os discípulos estavam no aposento e, de repente, o Senhor lhes apareceu. Eles não conseguiam acreditar. Embora lhes tivessem dito que o Senhor havia ressuscitado, era difícil acreditar, porque aquilo nunca havia acontecido antes.
Mas então o Senhor Se pôs no meio deles e disse:
Apalpai-Me. Um espírito não tem carne nem ossos, mas vós podeis apalpar-Me.
Aquele que veio a este mundo, Aquele que morreu na cruz, que foi sepultado no túmulo — Ele ressuscitou e podia ser apalpado. Ele é tão real, tão vivo.
E aqui, irmãos e irmãs, vocês encontram o apóstolo João dizendo: “O que era desde o princípio” — começamos no próprio princípio, no propósito de Deus; “o que temos ouvido”, ao longo dos séculos, até o tempo de Cristo; “o que temos visto com os nossos olhos”, os apóstolos; “o que contemplamos”, pois recebemos revelação; e “o que as nossas mãos apalparam”, pois Ele ressuscitou dentre os mortos.
Vocês encontram toda essa abrangência, a respeito de quê? A respeito da Palavra da vida.
Todas essas descrições dizem respeito à vida — à Palavra da vida. Em linguagem moderna, vocês diriam: “A respeito da revelação da vida”.
Essa vida foi revelada. Essa vida é o próprio Aquele que é desde o princípio. Essa vida é aquilo que temos ouvido ao longo dos séculos. Essa vida é Aquele que temos visto, contemplado e apalpado, porque Ele ressuscitou dentre os mortos.
Queridos irmãos e irmãs, o que é isso? É vida. É uma pessoa, uma Pessoa viva — o nosso próprio Senhor Jesus Cristo.
Oh, que revelação! O que o apóstolo João procura compartilhar conosco não é um ensino, não é uma doutrina, não é um sistema e não é apenas história. O que lhe é tão precioso é a vida. A vida é Cristo.
Essa é uma grande revelação. Não há revelação maior do que a revelação da vida. É isso que ele procura compartilhar conosco.
O versículo de 1 João 1:2 está entre parênteses:
E a vida foi manifestada, e nós a vimos, e damos testemunho, e vos anunciamos a vida eterna, que estava com o Pai, e nos foi manifestada.
Ele coloca isso entre parênteses porque quer nos mostrar que tem experiência pessoal dessa vida. Essa vida de que procura nos falar, essa vida tremenda, é uma vida que foi manifestada.
A Palavra Se fez carne, e nós a vimos. Por isso, damos testemunho e lhes anunciamos a vida eterna que estava com o Pai e nos foi manifestada.
Essa vida estava com o Pai. Vocês encontram Pessoas distintas na Divindade e, ainda assim, encontram a unidade da Divindade. Essa vida estava com o Pai. Eles são um. Contudo, essa vida nos foi manifestada.
Porque ela foi manifestada e nós a vimos, podemos dar testemunho. Por isso, podemos anunciá-la a vocês.
Então, em 1 João 1:3, ele continua:
O que temos visto e ouvido vos anunciamos.
Agora, queridos irmãos e irmãs, vocês não podem anunciar algo que não viram e não ouviram. Mas não creio que, quando João disse “o que temos ouvido e visto”, ele estivesse se referindo apenas ao que haviam visto e ouvido com seus olhos e ouvidos naturais. Não.
Creio que há um desenvolvimento aqui. Vocês podem ver algo e ouvir algo, mas, se não houver revelação — se não enxergarem com seus olhos interiores e não ouvirem com seus ouvidos interiores —, por mais fielmente que anunciem, isso não poderá produzir comunhão.
É morte. É apenas letra.
A letra mata, mas o Espírito vivifica.
Creio que, quando esses apóstolos disseram “temos visto e ouvido”, o que quiseram dizer foi: “Não apenas vimos e ouvimos com nossos olhos e ouvidos naturais, mas vimos com nossos olhos interiores e ouvimos com nossos ouvidos interiores”.
O Pai revelou o Filho em nós. Porque vimos e ouvimos dessa maneira, podemos anunciar a vocês, e o nosso anúncio é vivo e real.
É claro que aqueles que ouvem o anúncio não devem ouvi-lo apenas com seus ouvidos, nem simplesmente procurar ver com seus olhos, mas precisam buscar o Espírito de Deus para que lhes revele o Filho.
Então, vocês percebem que há uma consequência. Algo acontecerá. Se o anúncio é feito por revelação e se ouvimos pelo Espírito, sabem o que acontecerá? Poderemos ter comunhão uns com os outros.
Se o apóstolo João guardasse para si o que havia visto e ouvido e não nos transmitisse isso, ele estaria desfrutando da vida em tamanha abundância, mas nós seríamos pobres. Ele nos privaria de ter Aquele que é a vida.
Mas, graças a Deus:
De graça recebemos, de graça damos.
Vocês percebem que esses apóstolos, especialmente o apóstolo João, estavam cheios dessa vida. Aqui, ele procura derramá-la sobre nós, anunciando-a sem retê-la, para que tenhamos comunhão.
Acho que há um princípio que devemos aprender. Se vocês viram e ouviram no Espírito, não guardem isso para si. Compartilhem com seus irmãos e irmãs, para que possamos ter comunhão uns com os outros.
Assim, aqui vemos que o apóstolo diz que o ponto muito importante é que a comunhão acontece na comunicação daquilo que foi visto e ouvido.
O que queremos dizer com comunhão? Comunhão significa simplesmente que você me anuncia aquilo que viu e ouviu, e eu lhe anuncio aquilo que vi e ouvi. Você recebe o meu anúncio, e eu recebo o seu. Ao fazermos isso, passamos a compartilhar algo em comum, e isso é comunhão.
Mas a questão é: o que anunciamos? O que recebemos?
Qual é o anúncio? É a vida. É Cristo como nossa vida.
O que anunciamos quando compartilhamos uns com os outros? O que é que ouvimos? Ouvimos a nós mesmos? Ouvimos um ensino? Ouvimos uma doutrina? Ouvimos uma experiência? Ou ouvimos vida?
Ouvimos a vida de Cristo — a vida de Cristo que temos visto, ouvido e experimentado. Queridos irmãos e irmãs, se aprendermos a compartilhar a vida, oh, que comunhão rica será!
Essa é a única comunhão que encontramos na Bíblia.
Essa é a comunhão dos apóstolos. Em Atos 2:42, no contexto do dia de Pentecostes, vocês se lembram de como o Espírito de Deus desceu sobre os cento e vinte, e eles foram batizados em um só Espírito, em um só Corpo. Oh, que comunhão!
Ali vemos que três mil pessoas foram salvas e batizadas. Em Atos 2:42, somos informados de que perseveravam; continuavam no ensino e na comunhão dos apóstolos, nas orações e no partir do pão.
Aqui encontramos os cento e vinte e as três mil pessoas. Eles continuavam no ensino e na comunhão dos apóstolos. Os apóstolos tinham comunhão com todas essas outras pessoas. Por quê? Porque os apóstolos anunciavam a essas pessoas Cristo, a vida.
Ao apresentarem Cristo a essas pessoas, diziam: “Nós vimos Cristo”. Ali vemos que eles participavam da comunhão dos apóstolos.
Mas a comunhão dos apóstolos, para a qual procuravam nos atrair, nada mais é do que o transbordamento da comunhão deles com o Pai e com o Filho.
Por isso, precisamos voltar à origem da comunhão. Os apóstolos não deram origem à comunhão. Ao nos anunciarem a vida, eles nos atraem para a sua comunhão, mas não foram eles que lhe deram origem.
Por quê? Porque a comunhão deles é o transbordamento da comunhão que têm com o Pai e com o Filho. Eles têm comunhão com o Pai por meio do Filho. Têm comunhão com o Filho por meio do Pai.
Vocês se lembram de que o Senhor Jesus diz:
Ninguém conhece o Pai senão o Filho, e aquele a quem o Filho O quiser revelar. Ninguém conhece o Filho senão o Pai.
Assim, aqui vemos que os apóstolos têm comunhão com o Pai por meio do Filho e comunhão com o Filho por meio do Pai. O Pai revelou o Filho aos apóstolos para que tivessem comunhão com o Filho, e o Filho os conduziu ao Pai para que tivessem comunhão com o Pai.
A partir de sua comunhão com o Pai e com o Filho, eles nos trazem essa comunhão, para que tenhamos comunhão com eles e tenhamos comunhão com o Pai e com o Filho.
Lembrem-se: a comunhão que eles nos trazem não é apenas comunhão com eles. Eles são somente um canal. A comunhão que nos trazem é, na verdade, comunhão com o Pai e com o Filho.
Como seria trágico se nossa comunhão parasse nos apóstolos e não fosse além!
O que é comunhão? Quando e onde a comunhão começa?
O apóstolo diz:
Temos comunhão com o Pai e com o Filho.
Oh, queridos irmãos e irmãs, em 1 Coríntios 1:9, lemos:
Fiel é Deus, por Quem fostes chamados à comunhão de Seu Filho Jesus Cristo, nosso Senhor.
Aqui encontramos a eternidade passada, antes que houvesse tempo e espaço. Aqui encontramos a eternidade: o Pai e o Filho tinham comunhão no Espírito. Havia comunhão. Ali estava o princípio da comunhão.
A comunhão era entre o Filho e o Pai, no Espírito. Oh, essa comunhão — essa unidade, essa perfeição, essa harmonia!
Não havia distância entre o Pai e o Filho. Não havia obscuridade, não havia sombra. Eles estavam em perfeita concordância. Eram um no amor, no propósito, em tudo.
Aqui encontramos, na eternidade, o Pai e o Filho desfrutando de comunhão um com o outro. Oh, como o Pai Se deleitava no Filho, e como o Filho Se deleitava no Pai! Nunca houve um problema entre Eles. Nunca houve qualquer controvérsia. Havia perfeita harmonia.
Tudo o que o Pai desejava, o Filho desejava. Quando o Filho pensava em algo, o Pai pensava na mesma coisa. Eles não precisavam falar. No Espírito, encontramos perfeita unidade, perfeita harmonia. Que vida, que amor, que prazer, que alegria!
Oh, essa comunhão na Divindade! Que satisfação! Que glória! Não conseguimos imaginar, porque essa é a origem da comunhão.
Ela é chamada de comunhão do Filho de Deus, Jesus Cristo. É a comunhão que nosso Senhor, o Filho, desfruta com Seu Pai. É a comunhão que o Pai desfruta com Seu Filho. Oh, como Eles são inseparáveis! Estão juntos. São um.
Esse é o princípio da comunhão. É a comunhão mais exclusiva de todo o universo.
Contudo, porque ama tanto o Filho, o Pai disse:
Não é bom que o homem esteja só.
“Quero dar-Lhe uma auxiliadora que Lhe corresponda. Vou criar o homem. Quero dar o homem ao Meu Filho para ser Sua auxiliadora.”
“Ele será o Noivo e terá uma noiva composta de todos os seres humanos que criei, para que não fique só.”
Oh, o Pai disse: “Quero dar-Te algo”. E o Filho disse: “Pai, estou disposto. Para que o Teu amor por Mim se cumpra e o Teu propósito de Me dar uma noiva se cumpra, estou disposto a Me tornar homem”.
“Estou disposto a ser morto desde a fundação do mundo. Estou disposto a morrer por esses homens, a redimi-los, para que o Teu propósito se cumpra.”
Oh, queridos irmãos e irmãs, aqui encontramos, na eternidade, o Pai e o Filho tendo essa comunhão de coração para coração, no Espírito. Eles estavam em perfeita concordância. É assim que tudo começa: desde o princípio.
Que comunhão o Pai e o Filho desfrutavam um com o outro — não apenas na eternidade passada, não apenas no propósito!
Quando Deus criou o mundo, vemos que a Bíblia diz que o Filho estava ali. Oh, como Ele Se alegrava! Como Se alegrava na criação de Deus! Deleitava-Se com os filhos dos homens. Na verdade, Ele era Aquele por meio de Quem todas essas coisas foram criadas. Eles eram um na criação.
Nos tempos do Antigo Testamento, antes mesmo de vir a este mundo para Se tornar homem, Ele apareceu repetidas vezes como o Anjo do Senhor, para cumprir as incumbências do Pai em relação aos homens.
Então, Ele veio na plenitude do tempo, para nascer como um bebê em Belém. Dispôs-Se a esvaziar a Si mesmo e a tomar sobre Si a forma de escravo. Tornou-Se obediente até a morte, e morte de cruz.
Perfeita comunhão com o Pai. Repetidas vezes, vemos o céu aberto, e a voz dizia:
Este é o Meu Filho amado, em Quem Me comprazo.
Perfeita comunhão.
Queridos irmãos e irmãs, Deus abriu essa comunhão aos apóstolos. Nosso Senhor Jesus veio a este mundo para abrir o caminho, a fim de que os homens fossem atraídos à Sua comunhão com o Pai.
Ele pagou um preço tão elevado por isso, para que fôssemos atraídos à Sua comunhão com o Pai.
Ele abriu a porta dessa comunhão aos apóstolos, e os apóstolos foram acolhidos nela. Começaram a desfrutar da comunhão com o Filho e com o Pai, e ficaram tão cheios de alegria que disseram: “Não podemos guardar as boas-novas para nós. Precisamos sair e contar aos outros, e convidá-los a vir e participar conosco desta comunhão”.
É assim que o evangelho é pregado.
Portanto, queridos irmãos e irmãs, o que é comunhão? A comunhão não é apenas com os apóstolos, mas com o Pai e com o Filho. Aqui, irmãos e irmãs, somos chamados a essa comunhão.
Às vezes, dizemos: “Pertenço a esta comunhão”, ou: “Pertenço àquela comunhão”. Isso é pequeno demais. Há apenas uma comunhão: a comunhão da Pessoa, a comunhão com o Pai e com o Filho. Essa é a única comunhão.
Queridos irmãos e irmãs, estamos no clube mais exclusivo, por mais baixa que seja nossa posição social, porque passamos a participar da comunhão do Filho de Deus, nosso Senhor Jesus Cristo. Essa é a comunhão que temos. Tremendo! Esse é o nosso chamado.
Agora, precisamos concluir com 1 João 1:4. Qual é o resultado dessa comunhão? O resultado dessa comunhão é que a alegria seja completa — alegria em plenitude.
Sabem, a comunhão de nosso Senhor Jesus com o Pai é de tal natureza que Sua alegria está sempre fluindo, até transbordar.
Mesmo na noite em que foi traído, Ele sabia que seria traído e crucificado. Seus discípulos não compreendiam realmente todo o significado daquilo, mas já estavam dominados pela tristeza.
Contudo, nosso Senhor Jesus disse:
Deixo a Minha alegria convosco. Dou-vos a Minha alegria. Não fiqueis tão tristes. Eu estou tão alegre.
Agora, irmãos e irmãs, precisamos lembrar que a alegria é fruto do Espírito. Não é apenas uma emoção, embora inclua a emoção. É mais do que isso. É fruto do Espírito.
Qual é a alegria do Filho? A alegria do Filho é o Pai e a vontade do Pai. Essa é a alegria do Filho. Enquanto o Pai e Sua vontade estiverem presentes, não importa o que aconteça ao Filho, Ele estará cheio de alegria.
Essa é a alegria que Lhe estava proposta.
Queridos irmãos e irmãs, se realmente pertencemos a essa comunhão, não importa o que nos aconteça, essa comunhão nos encherá de alegria: a alegria de conhecer o Pai e a vontade do Pai; a alegria de estar com nossos irmãos e irmãs; a alegria de ser a noiva do Noivo.
Essa é a nossa alegria. Nossa alegria será completa, e esse é o resultado da comunhão.
Assim, nesses quatro versículos, encontramos a essência de toda a carta. O que vem depois é apenas um desenvolvimento daquilo que está contido ali.
Nosso Pai celestial, nós Te louvamos e agradecemos porque nos chamaste com um elevado chamado, chamando-nos à comunhão de Teu Filho, nosso Senhor Jesus Cristo — àquela comunhão que Ele tem Contigo.
Oh, que privilégio! Que privilégio que nós, que somos excluídos, rebeldes, pecadores e inimigos, ainda assim, por Tua graça, por meio do Teu Filho, por meio da cruz, sejamos chamados a essa comunhão!
Oh, que possamos conhecer essa comunhão, que possamos experimentar essa comunhão, para que nossos dias na terra sejam como o céu. Pedimos em Teu precioso nome. Amém.